<B>A informação gráfica como construtora de identidade visual de marca e sua comunicação nos meios impressos e digitais</B>

Autores

  • Alvaro Roberto Dias Universidade Federal de Santa Catarina
  • Amanda Machado Zwirtes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6195

Palavras-chave:

Comunicação de Marca. Informação Gráfica. Mídia. Identidade Visual.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão acerca do papel do design na estruturação da informação gráfica que, veiculada como mensagem em produtos gráficos impressos ou digitais diversos, atuam de forma paralela como suporte a comunicação da marca, corroborando para a construção da sua identidade visual de forma coesa. Isso demonstra a importância da unidade visual em diferentes veículos de comunicação, fortalecendo a imagem da marca através do uso de elementos que estruturam a informação promovendo uma identidade gráfico visual. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação de Marca. Informação Gráfica. Mídia. Identidade Visual. ABSTRACT: This article has as objective to propose a reflection concerning the paper of the design in the structuring of the graphic information, transmitted as message in products graphic printed or digitals, they act in a parallel way, as support the brand communication, corroborating the construction her visual identity in an united way. That demonstrates the importance of the visual unit in different communication vehicles, strengthening the brand image, through the use of elements that structure the information promoting identity visual graphic. KEY WORDS: Brand Communication. Graphic Information. Media. Visual Identity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvaro Roberto Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1978) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente é doutorando na área de Midias do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC - UFSC). É professor titular da Univali - Universidade do Vale do Itajaí e professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Design Gráfico e Representação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, comunicação visual, semiótica e branding.

Amanda Machado Zwirtes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC- 2012). Possui Mestrado em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2010), especialista em Comunicação Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR - 2009), graduada em Desenho Industrial (Habilitação em Programação Visual) pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE - 2003). Integrante do Grupo de Pesquisa SIGMO: Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional - UFSC.

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Atualmente, atua como professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design (Pós-Design/UFSC) e no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGR/UFSC). Anteriormente, foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação, Semiótica e Educação, desenvolvendo os seguintes temas: Semiótica Visual, Arte, Design e Mídia, Identidade, Cultura e Comunicação das Marcas nas Organizações. É lider do grupo de pesquisa SIGMO/UFSC - Significação da marca, informação e comunicação organizacional.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

DIAS, A. R.; ZWIRTES, A. M.; SOUSA, R. P. L. de. &lt;B&gt;A informação gráfica como construtora de identidade visual de marca e sua comunicação nos meios impressos e digitais&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 11–25, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6195. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/6195. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles