<B>As esculturas de Konstantin Christoff: traços da plasticidade do grotesco</B>
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.5095Palavras-chave:
Konstantin, Grotesco, Estética, EsculturaResumo
Este trabalho pretende discutir os pressupostos da estética do grotesco, tendências e práticas artísticas na contemporaneidade, reconhecendo-as em uma produção pictórica de KonstantinChristoff; (1923-2011), artista plástico, búlgaro, naturalizado e residente na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Nesta análise comparativa abordaremos as esculturas realizadas em 1946 a 2002 que demonstram aspectos que podem ser relacionados com as categorias da estética do grotesco comparando-as com algumas pinturas da série dos Auto-retratos. A arte do grotesco pode oferecer ao artista possibilidades de trabalhar expressões que, embora possam ser consideradas um contrassenso, também podem oferecer uma estética que movimenta e desestabilizaquanto surpreende. Dessa forma, vimos que tanto a escultura quanto a pintura de Konstantin enfatizam a estética do grotesco nas mais diversas propostas.Downloads
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Como Citar
CURTY, M. E. <B>As esculturas de Konstantin Christoff: traços da plasticidade do grotesco</B>. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 53–64, 2011. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.5095. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5095. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Artigos Selecionados / Selected Articles