<B>A contribuição dos 'olhares CTS' para a teoria do design</B>
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.4597Palavras-chave:
teoria do design, Estudos de ciência, tecnologia e sociedade, Construção social da tecnologia, Trabalhos de Conclusão de CursoResumo
A partir de estudos dedicados às relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) pretendemos discutir as dimensões socio-culturais dos projetos de conclusão de um curso de graduação em design de produtos. Empregando abordagens que negam o determinismo da tecnologia e enfatizando a sua construção social, buscamos mostrar os diferentes grupos de pessoas e interesses envolvidos no projeto de um artefato e de que maneira eles são negociados e orientados por tradições. A negociação do processo de projeto também se mostrou presente em nossa leitura de textos e imagens dos trabalhos de conclusão de curso. Neles, diferentes concepções de sociedade e objetivos acabam por serem inscritos ou traduzidos nas representações do artefato projetado e na prospecção de seu uso. Concluímos, portanto, que o campo CTS nos oferece outras possibilidades para pensar criticamente o projeto de produtos para a sociedade, em dimensões ainda pouco exploradas pelos/as autores/as dedicados/as ao design.Downloads
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Publicado
2011-05-30
Como Citar
CAVIQUIOLO, S. C.; QUELUZ, G. L. <B>A contribuição dos ’olhares CTS’ para a teoria do design</B>. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 65–80, 2011. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.4597. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/4597. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Selecionados / Selected Articles