<B>A estética de criação do anúncio publicitário impresso: um diálogo entre o verbal, o icônico e a tecnologia</B>
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3397Palavras-chave:
Publicidade, Processos criativos, Anúncios impressos, Estética verbal, Estética visual.Resumo
A Publicidade contemporânea destinada à mídia impressa vem apresentando nas duas últimas décadas uma estética formal fundamentada em um quase padrão, que registra e reitera um paralelismo visível: a crescente valorização do aspecto visual gráfico e a gradual redução do suporte verbal nas mensagens publicitárias veiculadas em mídia impressa. Entende-se que essa tendência apóia-se em razões subjetivas e objetivas de ordens diversas, mas sua consolidação, sem dúvida, se dá com o ingresso da Informatização no cotidiano social. A produção antes mais lenta, artesanal e individualizada das peças publicitárias passa a ser realizada por meio do Desktop Publish - editoração eletrônica, fato que transforma de modo cabal o modelo anterior, e redefine o universo publicitário em uma escala que atinge desde a dinâmica dos processos de criação, os organogramas internos das Agências de Publicidade e até os critérios de premiações de peças em festivais internacionais. Essa mudança manifesta um caráter autocrático ao longo do tempo e é responsável pelo desdobramento de conseqüências com conotações polissêmicas importantes às marcas anunciantes, bem como por reflexos que alteraram a forma de relacionamento delas com o público receptor e redimensionaram definitivamente os rumos da Criação Publicitária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-11-05
Como Citar
NEGRI, M. A. E. <B>A estética de criação do anúncio publicitário impresso: um diálogo entre o verbal, o icônico e a tecnologia</B>. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 45–58, 2009. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3397. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3397. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Selecionados / Selected Articles