<B>A linguagem fotográfica e a pintura de artistas baianos no final do século XIX início do século XX</B>
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i17.5915Keywords:
Assimilação, Impressionismo, Linguagem Fotográfica, Transformação.Abstract
Este artigo é parte de uma pesquisa teórica desenvolvida no Mestrado de Artes Visuais. O texto tem como finalidade analisar a assimilação da linguagem fotográfica na pintura dos artistas baianos: Manuel Lopes Rodrigues (1860 – 1917), Presciliano Silva (1883 – 1965) e Alberto Valença (1890 – 1983). Estes pintores durante formação acadêmica na Europa absorveram as tendências impressionistas da época. Para isso, foi necessário, também, abordar fatos históricos referentes ao movimento impressionista francês e assim como o surgimento da fotografia nas primeiras décadas do sec. XIX, aliado as transformações significativas que a Revolução Industrial trouxe para sociedade europeia, fato que provocou mudanças expressivas no olhar dos artistas deste período.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-05-10
How to Cite
DAMASCENO SILVA FATH, T. C. <B>A linguagem fotográfica e a pintura de artistas baianos no final do século XIX início do século XX</B>. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 63–74, 2012. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i17.5915. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/5915. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Selected Articles