The stained-glass windows of the Atelier Formenti at the Catedral de Vitória-ES
DOI:
https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3402Keywords:
Vitrais, Catedral de Vitória, Espírito SantoAbstract
O propósito deste artigo é apresentar alguns aspectos do processo de produção dos vitrais encomendados para a Catedral Metropolitana de Vitória e confeccionados pelo artesão César Alexandre Formenti, dono de um atelier de vitrais e mosaicos, na primeira metade do século XX. Utilizamos como método de estudo a comparação entre as obras executadas pelo artesão para diferentes templos religiosos no Rio de Janeiro e em Vitória. Atribuímos aos vitrais a noção de imagem-objeto, emprestada de Jérome Baschet, na medida em que acreditamos nas interdependências entre o objeto artístico, a cultura e a práxis política de um determinado contexto histórico. Os vitrais encomendados para a catedral de Vitória evidenciam as devoções presentes na catedral do inicio do século e foram pensados na conjuntura da política romanizada da Igreja, eles tinham uma função ornamental, seus repertórios estilísticos basearam-se em modelos europeus e foram concebidos numa prática de trabalho oficinal e coletiva.Downloads
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Published
2009-11-05
How to Cite
LIMA, M. C. The stained-glass windows of the Atelier Formenti at the Catedral de Vitória-ES. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 87–101, 2009. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3402. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3402. Acesso em: 22 dec. 2024.
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