The stained-glass windows of the Atelier Formenti at the Catedral de Vitória-ES

Authors

  • Mônica Cardoso Lima Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3402

Keywords:

Vitrais, Catedral de Vitória, Espírito Santo

Abstract

O propósito deste artigo é apresentar alguns aspectos do processo de produção dos vitrais encomendados para a Catedral Metropolitana de Vitória e confeccionados pelo artesão César Alexandre Formenti, dono de um atelier de vitrais e mosaicos, na primeira metade do século XX. Utilizamos como método de estudo a comparação entre as obras executadas pelo artesão para diferentes templos religiosos no Rio de Janeiro e em Vitória. Atribuímos aos vitrais a noção de imagem-objeto, emprestada de Jérome Baschet, na medida em que acreditamos nas interdependências entre o objeto artístico, a cultura e a práxis política de um determinado contexto histórico. Os vitrais encomendados para a catedral de Vitória evidenciam as devoções presentes na catedral do inicio do século e foram pensados na conjuntura da política romanizada da Igreja, eles tinham uma função ornamental, seus repertórios estilísticos basearam-se em modelos europeus e foram concebidos numa prática de trabalho oficinal e coletiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-11-05

How to Cite

LIMA, M. C. The stained-glass windows of the Atelier Formenti at the Catedral de Vitória-ES. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 87–101, 2009. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3402. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3402. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Selected Articles