<B>A contribuição dos 'olhares CTS' para a teoria do design</B>

Autores

  • Suelen Christine Caviquiolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Gilson Leandro Queluz Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.4597

Palavras-chave:

teoria do design, Estudos de ciência, tecnologia e sociedade, Construção social da tecnologia, Trabalhos de Conclusão de Curso

Resumo

A partir de estudos dedicados às relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) pretendemos discutir as dimensões socio-culturais dos projetos de conclusão de um curso de graduação em design de produtos. Empregando abordagens que negam o determinismo da tecnologia e enfatizando a sua construção social, buscamos mostrar os diferentes grupos de pessoas e interesses envolvidos no projeto de um artefato e de que maneira eles são negociados e orientados por tradições. A negociação do processo de projeto também se mostrou presente em nossa leitura de textos e imagens dos trabalhos de conclusão de curso. Neles, diferentes concepções de sociedade e objetivos acabam por serem inscritos ou traduzidos nas representações do artefato projetado e na prospecção de seu uso. Concluímos, portanto, que o campo CTS nos oferece outras possibilidades para pensar criticamente o projeto de produtos para a sociedade, em dimensões ainda pouco exploradas pelos/as autores/as dedicados/as ao design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Christine Caviquiolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Design de Produto pela Universidade Federal (2007) e mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Parana (2010). Dedica-se a pesquisar as relações entre design, história, cultura e sociedade.

Gilson Leandro Queluz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1989) e mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1994). Realizou doutorado sanduíche no Departamento de História da University of Delaware(1998-1999) e concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2000. Realizou estágio pós- doutoral em Política Científica e Tecnológica na Unicamp(2009) . Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Departamento de Estudos Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia(PPGTE).

Downloads

Publicado

2011-05-30

Como Citar

CAVIQUIOLO, S. C.; QUELUZ, G. L. &lt;B&gt;A contribuição dos ’olhares CTS’ para a teoria do design&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 65–80, 2011. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i14.4597. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/4597. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles