<B>Deslizamentos do autor de um ludus cartarum: análise processual de um objeto auto-representacional</B>

Autores

  • claudia maria frança da silva UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3403

Palavras-chave:

autobiografia, autor, processo de criação, arte contemporânea.

Resumo

Análise da construção de um baralho-livro, Isso sou eu?, de 2008. O tema da pesquisa a que ele pertence é auto-representação contemporânea em Artes Visuais. Meus trabalhos desestabilizam a idéia de auto-retrato como: representação mimética; produção em que coincidem sujeito retratante e sujeito retratado; representação referente a uma idéia una e coerente de sujeito. Um conjunto de pessoas fornece-me imagens-lembranças de seus contatos comigo, via texto. As contribuições são re-arranjadas e formatadas como cartas de baralho, podendo ser consultadas como livro ou jogo divinatório. A formatação de cada colaboração pressupõe a retirada de indícios que especificariam minha pessoa ou algum lugar, pano de fundo da imagem-lembrança. Cada qual que lê/manipula o jogo pode identificar-se em algumas daquelas diversas situações descritas. O texto reflete sobre as flutuações do sujeito como autor, narrador e personagem de sua história de vida. Teço considerações sobre os pensamentos de Lejeune, Colombo, Barthes e Foucault, Couchot e Giddens. Palavras-chave: autobiografia, autor, processo de criação, arte contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

claudia maria frança da silva, UNICAMP

Artista Plástica natural de Belo Horizonte (MG). Doutoranda em Artes pela UNICAMP (SP) concentração em Poéticas Visuais, Mestre em Artes Visuais pela UFRGS (RS), também com ênfase em Poéticas Visuais. Bacharel em Artes Plásticas (Desenho e Escultura) pela UFMG (MG). Atua na linha de pesquisa “Processos de Criação em Arte” no Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais (NUPAV) da Universidade Federal de Uberlândia – UFU (MG), instituição em que é Professora Assistente. Sua pesquisa de doutorado intitula-se “Identidades incompletas: auto-representações contemporâneas em Artes Visuais” e tem como orientador o Prof. Dr. Marco Antonio Alves do Valle, arquiteto e artista plástico, professor de Escultura do Instituto de Artes da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2009-10-29

Como Citar

FRANÇA DA SILVA, claudia maria. &lt;B&gt;Deslizamentos do autor de um ludus cartarum: análise processual de um objeto auto-representacional&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 59–75, 2009. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3403. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3403. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles