<B>O design-arte dos irmãos Campana</B>

Autores

  • Lindsay Jemima Cresto UTFPR
  • Marilda Lopes Pinheiro Queluz UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3401

Palavras-chave:

arte, design brasileiro, mobiliário, tecnologia

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel do design na concepção de produtos que fazem parte do cotidiano, como o mobiliário, mas considerando os artefatos a partir do caráter simbólico, subjetivo ou comunicativo e não apenas a função prática. Este trabalho é uma breve análise dos móveis criados pelos designers Fernando e Humberto Campana que, atualmente, são os designers brasileiros de maior destaque na mídia internacional. Suas propostas vão do artesanato à indústria, passando por conceitos como reuso, ready made, estabelecendo diálogos com a arte, o design pós-moderno e a tecnologia. O design dos irmãos Campana pode ser caracterizado como híbrido e múltiplo, questionando classificações tradicionais do design moderno, como função, uso, necessidade e seriação. Numa aproximação com o design italiano dos anos 1960 e 1970, os Campana rearticulam a linguagem do design brasileiro, transitando entre o local e o global, a tradição e a invenção. Palavras-chave: arte, design e cultura, pós-moderno, mobiliário, irmãos Campana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindsay Jemima Cresto, UTFPR

Designer de produto com formação em desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Design de Mobiliário pela Universidade Tenológica Federal do Paraná (UTFPR) e mestre em Tecnologia pela Universidade Tenológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora de História da Arte e do Design do Senac-PR. Professora do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) entre 2006-2008.

Marilda Lopes Pinheiro Queluz, UTFPR

É professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) e do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em História Social (UFPR), Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). É organizadora do livro Design e Cultura.

Downloads

Publicado

2009-11-05

Como Citar

CRESTO, L. J.; QUELUZ, M. L. P. &lt;B&gt;O design-arte dos irmãos Campana&lt;/B&gt;. Cultura Visual, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 27–43, 2009. DOI: 10.9771/2175-084Xrcv.v1i12.3401. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3401. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Selecionados / Selected Articles