DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA: CONTROLE GERENCIAL OU OBEDIÊNCIA NORMATIVA?

Autores

  • Karine Daga Unochapecó
  • Silvana Dalmutt Kruger UFSC/ UNOCHAPECÓ
  • Sady Mazzioni Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i1.9977

Palavras-chave:

Demonstração do fluxo de caixa. Controle gerencial. Tomada de decisão.

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar a utilização da Demonstração dos Fluxos de Caixa como instrumento de controle e apoio gerencial das empresas. Os procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como descritiva, de levantamento e quantitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionário aplicado a 134 gestores de empresas do município de Chapecó - SC. A análise dos dados indicou que a DFC vem sendo elaborada por 72% das empresas, principalmente pelas pequenas e médias empresas e sociedades de grande porte. A utilização dessa demonstração como controle gerencial e financeiro foi indicada por 65% das empresas da amostra e 66% a consideram como um demonstrativo útil para a tomada de decisão. Das empresas que elaboram a DFC, 34% o fazem mensalmente, 22% semanalmente e 18% quinzenalmente. O método direto é utilizado por 78% das empresas que elaboram o demonstrativo. Os achados da pesquisa evidenciam o nível de importância atribuída à DFC, em que 63% da amostra a considera como importante, muito importante ou imprescindível no contexto do processo decisório das empresas. Porém, 29% dos respondentes consideram a DFC como demonstrativo irrelevante ao processo de gestão. Os resultados, de modo geral, demonstraram que a DFC é utilizada como forma de controle e obtenção de informações para a tomada de decisão, se distanciando da elaboração apenas para o cumprimento da obrigatoriedade fiscal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Daga, Unochapecó

Graduada em Ciências Contábeis pela Unochapecó.

Silvana Dalmutt Kruger, UFSC/ UNOCHAPECÓ

Doutoranda em Contabilidade pela UFSC, Mestra em Contabilidade, professora do Curso de Ciências Contábeis da Unochapecó.

Sady Mazzioni, Unochapecó

Doutorando em Contabilidade pela FURB, Mestre em Contabilidade, professor do Curso de Ciências Contábeis da Unochapecó.

Downloads

Publicado

2015-01-08

Como Citar

Daga, K., Kruger, S. D., & Mazzioni, S. (2015). DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA: CONTROLE GERENCIAL OU OBEDIÊNCIA NORMATIVA?. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(1), 93–112. https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i1.9977

Edição

Seção

Artigos