DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA: CONTROLE GERENCIAL OU OBEDIÊNCIA NORMATIVA?
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i1.9977Palavras-chave:
Demonstração do fluxo de caixa. Controle gerencial. Tomada de decisão.Resumo
O estudo teve como objetivo verificar a utilização da Demonstração dos Fluxos de Caixa como instrumento de controle e apoio gerencial das empresas. Os procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como descritiva, de levantamento e quantitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionário aplicado a 134 gestores de empresas do município de Chapecó - SC. A análise dos dados indicou que a DFC vem sendo elaborada por 72% das empresas, principalmente pelas pequenas e médias empresas e sociedades de grande porte. A utilização dessa demonstração como controle gerencial e financeiro foi indicada por 65% das empresas da amostra e 66% a consideram como um demonstrativo útil para a tomada de decisão. Das empresas que elaboram a DFC, 34% o fazem mensalmente, 22% semanalmente e 18% quinzenalmente. O método direto é utilizado por 78% das empresas que elaboram o demonstrativo. Os achados da pesquisa evidenciam o nível de importância atribuída à DFC, em que 63% da amostra a considera como importante, muito importante ou imprescindível no contexto do processo decisório das empresas. Porém, 29% dos respondentes consideram a DFC como demonstrativo irrelevante ao processo de gestão. Os resultados, de modo geral, demonstraram que a DFC é utilizada como forma de controle e obtenção de informações para a tomada de decisão, se distanciando da elaboração apenas para o cumprimento da obrigatoriedade fiscal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-08
Como Citar
Daga, K., Kruger, S. D., & Mazzioni, S. (2015). DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA: CONTROLE GERENCIAL OU OBEDIÊNCIA NORMATIVA?. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(1), 93–112. https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i1.9977
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.