RESSALVAS RECORRENTES EM RELATÓRIOS DE AUDITORIA DE CLUBES DE FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i1.9964Palavras-chave:
Auditoria. Clubes de Futebol. Relatório de auditoriaResumo
O presente artigo tem como objetivo elencar as ressalvas recorrentes em relatórios dos auditores independentes sobre as Demonstrações Contábeis dos clubes de futebol brasileiro. Para isso, foi utilizada a metodologia de pesquisa documental, tendo como fonte de informações as Demonstrações Contábeis e os Relatórios de auditoria. Foi selecionada uma amostra por conveniência, não probabilística. Foram analisados 14 clubes dentro de um espaço temporal de dois anos, 2010 e 2011. Também foi utilizada a técnica de categorização, visto que as ressalvas foram separadas por categorias de conteúdo e feita uma leitura destas comparadas às práticas mencionadas nas notas explicativas. O estudo revelou que as ressalvas mais recorrentes estavam nas categorias de depreciação, custo com formação de atletas, provisões, ativo imobilizado, ativo intangível, receitas, passivos e estoques. Ou seja, após as análises percebeu-se que os clubes falham em questões básicas, desrespeitando pontos já abrangidos pela legislação e infringindo princípios contábeis.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-08
Como Citar
Galvão, N. M. dos S., & Vasconcelos, A. L. F. de S. (2015). RESSALVAS RECORRENTES EM RELATÓRIOS DE AUDITORIA DE CLUBES DE FUTEBOL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(1), 73–92. https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i1.9964
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.