A desvinculação de receitas e os gastos sociais da união: analisando o período entre os anos de 2001 a 2012.
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i2.9946Palavras-chave:
receitas públicas, DRU, gastos sociais, direitos sociais, cointegraçãoResumo
Desde o ano de 1994, o governo federal brasileiro utiliza mecanismos que permitem a desvinculação de receitas de impostos e contribuições, antes destinadas a propósitos específicos de acordo com a redação original da Carta Magna brasileira. Por um lado, a desvinculação devolve uma parcela da flexibilidade orçamentária e financeira que possuía os gestores federais, antes da promulgação da Constituição Federal de 1988. Por outro lado, a desvinculação reduz limites mínimos de gastos e/ou o montante vinculado de receitas, o que, potencialmente, pode afetar a implementação de políticas públicas que visem a promoção dos direitos sociais. A partir desse contexto, a presente pesquisa buscou identificar a intensidade com que a desvinculação das receitas da União afetou os gastos relacionados com assistência social, educação, previdência social e saúde, durante o período entre 2001 e 2012, em bases trimestrais. Em função da não estacionariedade das séries foi empregada a técnica de cointegração nos moldes propostos por Johansen (1992). Os resultados das equações de longo prazo indicaram que: (i) o produto interno bruto afetou positivamente a desvinculação de receitas da União, de acordo com a visão de Wagner (1883); (ii) não há indícios de redução dos gastos sociais causado pela desvinculação; e (iii) o efeito líquido da variação do produto interno foi positivo em relação aos gastos públicos, porém, com intensidades distintas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-09-14
Como Citar
Suzart, J. A. da S. (2014). A desvinculação de receitas e os gastos sociais da união: analisando o período entre os anos de 2001 a 2012. Revista De Contabilidade Da UFBA, 8(2), 64–83. https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i2.9946
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.