A ADOÇÃO DO CPC PME – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i3.9794Palavras-chave:
Contabilidade. Pequenas e Médias Empresas. CPC PME.Resumo
Com a crescente abertura da economia brasileira aos mercados internacionais, surge a necessidade de convergência para normas internacionais de contabilidade. O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é o órgão que centraliza a emissão de pronunciamentos técnicos, interpretações e orientações técnicas contábeis no Brasil em conformidade com o conjunto de normas contábeis internacionais. Em 1º de janeiro de 2010 entrou em vigor o CPC PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas – que dispõe sobre a forma como devem ser guiadas as práticas contábeis destas empresas. O presente estudo envolve uma pesquisa de caráter descritivo e quantitativo, com utilização da técnica de levantamento por meio da aplicação de questionários, que busca identificar se os contadores das pequenas e médias empresas da cidade de Uberlândia/MG estão adotando o CPC PME na elaboração das demonstrações contábeis. A amostra é constituída por 84 entidades prestadoras de serviços contábeis. Os resultados demonstraram que apenas 15% dos contadores da amostra afirmam utilizar o CPC PME, porém há uma fragilidade no conhecimento destes profissionais a respeito da norma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-08
Como Citar
Teles de Araújo Faria, C., & Mendes da Silva, D. (2015). A ADOÇÃO DO CPC PME – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 8(3), 75–91. https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i3.9794
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.