A ADOÇÃO DO CPC PME – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Autores

  • Camilla Teles de Araújo Faria Universidade Federal de Uberlândia
  • Denise Mendes da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i3.9794

Palavras-chave:

Contabilidade. Pequenas e Médias Empresas. CPC PME.

Resumo

Com a crescente abertura da economia brasileira aos mercados internacionais, surge a necessidade de convergência para normas internacionais de contabilidade. O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é o órgão que centraliza a emissão de pronunciamentos técnicos, interpretações e orientações técnicas contábeis no Brasil em conformidade com o conjunto de normas contábeis internacionais. Em 1º de janeiro de 2010 entrou em vigor o CPC PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas – que dispõe sobre a forma como devem ser guiadas as práticas contábeis destas empresas. O presente estudo envolve uma pesquisa de caráter descritivo e quantitativo, com utilização da técnica de levantamento por meio da aplicação de questionários, que busca identificar se os contadores das pequenas e médias empresas da cidade de Uberlândia/MG estão adotando o CPC PME na elaboração das demonstrações contábeis. A amostra é constituída por 84 entidades prestadoras de serviços contábeis. Os resultados demonstraram que apenas 15% dos contadores da amostra afirmam utilizar o CPC PME, porém há uma fragilidade no conhecimento destes profissionais a respeito da norma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Teles de Araújo Faria, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU)

Denise Mendes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP); Professora da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU)

Downloads

Publicado

2015-01-08

Como Citar

Teles de Araújo Faria, C., & Mendes da Silva, D. (2015). A ADOÇÃO DO CPC PME – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 8(3), 75–91. https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i3.9794

Edição

Seção

Artigos