INVESTIMENTOS EM CAPITAL HUMANO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ANÁLISE EM COMPANHIAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i3.9091Palavras-chave:
Capital Humano, Indicadores Sociais Internos, Desempenho Organizacional.Resumo
Este artigo investigou a relação entre os indicadores sociais internos e a rentabilidade das companhias que divulgam o Balanço Social. A amostra é compreendida por 20 empresas brasileiras de capital aberto que divulgam as informações relacionadas ao Balanço Social no período de 2006 a 2010. As informações referentes aos indicadores de rentabilidade foram extraídas do software Economática. Com a utilização do modelo de dados em painel, os resultados encontrados demonstram que investimentos em capital humano na organização apresentam implicações conflitantes. Visto que, quando os investimentos estão alinhados com programas de saúde, educação e participação nos resultados o desempenho da empresa tende a responder positivamente. Contudo, quando a empresa aplicar parte de seu capital em programas de segurança e previdência privada o desempenho tende a ser minimizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-08
Como Citar
Murro, E. V. B., Ribeiro, F., Colauto, R. D., Bachmann, R. K. B., & Tonin, J. M. da F. (2015). INVESTIMENTOS EM CAPITAL HUMANO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ANÁLISE EM COMPANHIAS BRASILEIRAS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 8(3), 38–51. https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i3.9091
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.