Estilos de aprendizagem: estudo com estudantes de ciências contábeis em uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i1.8583Palavras-chave:
Estilos de aprendizagem, Ciências Contábeis, Modelo de Kolb.Resumo
Com as mudanças hodiernas e as necessidades advindas delas, torna-se necessário conhecer os estilos de aprendizagem dos estudantes de forma a se identificar como estes desenvolvem seu aprendizado e como processam as informações recebidas. Esta necessidade se dá a fim de que seja possível aos professores identificar possibilidades de melhorias nos processos de ensino, visando maximizar a aprendizagem de diferentes tipos de indivíduos. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar o estilo de aprendizagem predominante em estudantes da área contábil da Universidade Federal do Paraná. Para tanto foi utilizado o Modelo de Kolb para coleta dos dados desta pesquisa. Nas análises são apresentados os resultados de campo, segregados por estratos, por gênero e por faixas etárias, assim como em relação ao perfil acadêmico e profissional dos estudantes. Entre outros achados, ficaram evidenciado os perfis predominantes nos alunos de Ciências Contábeis e algumas ações que devem ser tomadas para que estes indivíduos possam maximizar seu rendimento em relação ao estudo. Assim, os professores deverão buscar papéis de especialistas, necessitando para que estes estudantes tenham um melhor desempenho, de organização lógica das tarefas, além de certa autonomia, pois apresentam um perfil que busca e precisa de oportunidades para conhecer as coisas por eles mesmos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-08
Como Citar
Santos, D. F., Gassner, F. P., Colauto, R., Antonovz, T., & Correa, M. D. (2014). Estilos de aprendizagem: estudo com estudantes de ciências contábeis em uma universidade pública. Revista De Contabilidade Da UFBA, 8(1), 37–53. https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i1.8583
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.