Avaliação de Desempenho: Percepção dos Auditores Independentes na Aferição Da Remuneração
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i1.8335Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho, Contabilidade Comportamental, Auditoria.Resumo
O objetivo deste estudo é evidenciar a percepção dos auditores em relação aos critérios utilizados para aferição da sua remuneração. Para tanto foi elaborado um questionário estruturado através da plataforma Google docs que foi disponibilizado para auditores de 7 diferentes escritórios de auditoria entre os meses de maio e junho de 2013. O tratamento estatístico remete a análise descritiva dos dados obtidos na pesquisa de campo, com base na utilização de medidas de posição e dispersão. Foram utilizadas ainda tabelas de contingência para analisar comportamentos de indivíduos em variáveis distintas. A amostra foi composta por 17 indivíduos componentes dos diversos cargos hierárquicos da carreira de auditor independente. A análise dos resultados evidenciou que auditores que investem mais tempo em reuniões com pares também desejam ser remunerados pelo resultado da equipe e que as informações contábeis não são utilizadas para avaliar os esforços da maior parte dos auditores. Verificou-se ainda que a existência de fatores incontroláveis impulsiona os respondentes a reconhecerem a necessidade do uso da subjetividade em suas avaliações de desempenho. Conclui-se que não existe consenso entre os respondentes se critérios contábeis deveriam ser utilizados para avaliar desempenho e que o cargo em que o auditor se encontra influencia na sua percepção em relação a critérios de remuneração variável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-08
Como Citar
Anjos, L. C. M. dos, Tavares, M. F. N., & Silva, J. D. G. da. (2015). Avaliação de Desempenho: Percepção dos Auditores Independentes na Aferição Da Remuneração. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(1), 22–40. https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i1.8335
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.