Graduação em Ciências Contábeis a distância: dando início à discussão.

Autores

  • Marcos Laffin UFSC
  • Anastácia Portella UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i3.8334

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação em Contabilidade, Ensino Superior.

Resumo

As políticas de expansão do Ensino Superior propõem a oferta de graduação também na modalidade a distância. O curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentou inserção nessa modalidade de formação por meio de um projeto específico. O objetivo deste artigo é levantar informações sobre a oferta do curso de graduação em Ciências Contábeis na modalidade a distância e a sua articulação com a formação profissional, procurando correlacionar a demanda e a oferta do curso. O estudo se caracteriza como exploratório e foi realizado por meio do levantamento de dados da pesquisa documental e bibliográfica. Conclui-se que projetos de oferta no ensino superior tais como os de educação a distância, não podem ser pensados como cursos colocados à disposição de contextos considerados ingênuos pela carência da oferta e da formação profissional. Pelo contrário, devem ser realizados a partir de estruturas de planejamento educacional com a finalidade de qualificar a oferta, sem que esta desqualifique os processos de democratização da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Laffin, UFSC

Marcos Laffin Bacharel em Ciências Contábeis pela Univille, Especialista em Contabilidade Gerencial pela Unicentro, Mestre em Metodologia do Ensino pela Unicamp e Doutor em Engenharia pela UFSC; é Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC e coordena o NETEC – Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade. Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFSC 2004-2008 e Presidente do ForGrad - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras 2007-2008. Pesquisador em Diretório de Pesquisas - Ensino de Contabilidade. Criou e desenvolveu a Revista Contemporânea de Contabilidade.

Anastácia Portella, UFSC

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da UFSC - Bolsista de Iniciação Científica no NETEC - Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade.

Downloads

Publicado

2014-05-19

Como Citar

Laffin, M., & Portella, A. (2014). Graduação em Ciências Contábeis a distância: dando início à discussão. Revista De Contabilidade Da UFBA, 7(3), 74–92. https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i3.8334

Edição

Seção

Artigos