NÍVEL DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DE CONTABILIDADE Um modelo de diagnóstico a partir da Taxonomia Revisada de Bloom.
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i3.7097Palavras-chave:
Nível de Aprendizagem. Taxonomia Revisada de Bloom. Modalidades de Ensino. Contabilidade.Resumo
Este estudo objetivou analisar o nível de aprendizagem dos discentes, através do semestre em que se encontram no curso de Ciências Contábeis, nas modalidades de ensino à distância (EAD) e presencial utilizando os pressupostos da Taxonomia Revisada de Bloom. Para que o objetivo fosse cumprido foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa com 233 graduandos de Instituições de Ensino Superior localizadas nos municípios de Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim – Bahia, Brasil. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com um bloco composto por questões estruturadas, baseadas em uma hierarquia propostas pela Taxonomia Revisada de Bloom. Os resultados indicaram que há diferença significativa no nível da aprendizagem entre os discentes mediante o semestre em que se encontram no curso, tanto na modalidade presencial quanto na EAD, sendo que na modalidade presencial o ascender do nível de aprendizagem foi mais significativo, já em relação ao nível de aprendizado com a variável “idade” verificou que os alunos mais maduros possuem um maior nível de aprendizagem, corroborando assim com evidências empíricas de outras pesquisas relacionadas com esta temática. Esta pesquisa contribui para uma melhor concepção sobre o nível de aprendizagem dos discentes analisados a partir do diagnóstico da Taxonomia Revisada de Bloom.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-05-19
Como Citar
Lima Filho, R. N., & Jesus, D. A. N. de. (2014). NÍVEL DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DE CONTABILIDADE Um modelo de diagnóstico a partir da Taxonomia Revisada de Bloom. Revista De Contabilidade Da UFBA, 7(3), 38–58. https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i3.7097
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2013 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.