CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.6979Palavras-chave:
Ensino Superior, Professor de Contabilidade, Currículo e Trabalho Docente.Resumo
Este estudo teve como objetivo compreender os fundamentos epistemológicos da organização do trabalho do professor de contabilidade no ensino superior. Para tanto, caracterizo a sua trajetória de formação e inserção no trabalho docente, assim como identifico as concepções epistemológicas e categorias metodológicas do trabalho no ensino superior de Ciências Contábeis. A questão central da tese buscou caracterizar quais são os componentes epistemológicos do processo de ensino que organizam o trabalho do professor de contabilidade no ensino superior. Para responder a essa questão decidi pela abordagem qualitativa, mediante a qual tomo como referência os princípios explicativos de Homem e Trabalho. Por meio desse eixo teórico enfatizo a constituição do sujeito e a sua condição humana através de suas relações sociais, históricas e culturais, declarando assim sua possibilidade omnilateral. Ao concluir esse estudo, afirmo que ensinar exige responsabilidade porque, para além do domínio de conteúdos específicos e de saberes de formação humana, assim como de métodos adequados a promover essas apropriações no contexto no qual está inserido, é preciso insistir na solidariedade humana, na preservação do mundo humano. Essa sensibilidade coletiva será visível nas atividades do professor de contabilidade quando, em seu trabalho, configurar-se um entendimento crítico e emancipatório da categoria trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-03-14
Como Citar
Laffin, M. (2013). CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 6(3), 66–77. https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.6979
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.