CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Marcos Laffin UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.6979

Palavras-chave:

Ensino Superior, Professor de Contabilidade, Currículo e Trabalho Docente.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender os fundamentos epistemológicos da organização do trabalho do professor de contabilidade no ensino superior. Para tanto, caracterizo a sua trajetória de formação e inserção no trabalho docente, assim como identifico as concepções epistemológicas e categorias metodológicas do trabalho no ensino superior de Ciências Contábeis. A questão central da tese buscou caracterizar quais são os componentes epistemológicos do processo de ensino que organizam o trabalho do professor de contabilidade no ensino superior. Para responder a essa questão decidi pela abordagem qualitativa, mediante a qual tomo como referência os princípios explicativos de Homem e Trabalho. Por meio desse eixo teórico enfatizo a constituição do sujeito e a sua condição humana através de suas relações sociais, históricas e culturais, declarando assim sua possibilidade omnilateral. Ao concluir esse estudo, afirmo que ensinar exige responsabilidade porque, para além do domínio de conteúdos específicos e de saberes de formação humana, assim como de métodos adequados a promover essas apropriações no contexto no qual está inserido, é preciso insistir na solidariedade humana, na preservação do mundo humano. Essa sensibilidade coletiva será visível nas atividades do professor de contabilidade quando, em seu trabalho, configurar-se um entendimento crítico e emancipatório da categoria trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Laffin, UFSC

Downloads

Publicado

2013-03-14

Como Citar

Laffin, M. (2013). CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 6(3), 66–77. https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.6979

Edição

Seção

Artigos