Sistema de Gestão de Custos para uma Secretaria Municipal de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.6626Palavras-chave:
Custos, Custos Públicos, Gestão pública, Secretaria Municipal de Saúde.Resumo
Este artigo discorre sobre o desenvolvimento de um modelo conceitual de custos para uma Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A partir de análises e pesquisas “in locu”, apresenta-se uma solução proposta para uma SMS de um município com mais de um milhão de habitantes. A despeito de peculiaridades no modus operandi da área pública, notadamente a flutuante cultura organizacional, procurou-se identificar as premissas mais relevantes para montagem de um sistema de acumulação de custos, chegando ao custo por unidade e por procedimento. A construção desse sistema de custos buscou atender às necessidades de avaliação, acompanhamento e controle da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. Foi priorizado o desenvolvimento de um modelo geral e flexível, que possa ser aperfeiçoado gradativamente de acordo com a evolução da dinâmica cultural, organizacional e tecnológica do ente público.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-03-14
Como Citar
Martinez, A. L., & Alves Filho, E. M. (2013). Sistema de Gestão de Custos para uma Secretaria Municipal de Saúde. Revista De Contabilidade Da UFBA, 6(3), 52–65. https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.6626
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.