FORMAÇÃO DO AUDITOR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NAS FIRMAS DE AUDITORIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i1.6517Palavras-chave:
Ensino de auditoria, Formação profissional, Educação.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo diagnosticar as características do ensino de auditoria nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior de Goiânia e Aparecida de Goiânia, comparando-o com as exigências das grandes firmas de auditoria, que fazem parte das chamadas Big Four, na formação de seus auditores. Foram observados os conteúdos programáticos, a qualificação acadêmica e a experiência profissional dos professores, cargas horárias definidas e bibliografias sugeridas nos cursos. Em relação aos questionários enviados às quatro grandes empresas de Auditoria, foram obtidas respostas de 2. Dentre as 12 faculdades que possuem o curso de Ciências Contábeis, com ensino presencial e turmas formadas, 9 atenderam a solicitação de informações. A pesquisa revelou a falta de experiência na área de auditoria de alguns professores, ao passo que, segundo a opinião dos gerentes, é de extrema importância no ensino da disciplina. O estudo mostrou, ainda, o papel importante das normas internacionais de auditoria no ensino da mesma (ainda segundo os gerentes das empresas), que apesar de seus conteúdos, na maioria das vezes estarem presentes em forma de tópicos nos conteúdos programáticos das disciplinas, não há citações diretas das normas técnicas e pessoais do auditor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-08
Como Citar
Machado, L. de S., Machado, M. R. R., & Guerra, F. M. (2014). FORMAÇÃO DO AUDITOR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NAS FIRMAS DE AUDITORIA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 8(1), 4–20. https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i1.6517
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.