Custo do capital próprio como taxa de desconto na avaliação de empresas no Brasil: evidências entre a teoria e a prática de mercado
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i3.6211Palavras-chave:
Avaliação de Empresas, Fluxo de Caixa Descontado, Custo do Capital PróprioResumo
A avaliação de empresa é potencialmente praticada e discutida pelos teóricos. Dentre os métodos de avaliação, o mais utilizado é o Fluxo de Caixa Descontado (FCD), cujo sucesso dependerá da correta determinação da taxa de desconto. Neste método, a mensuração do custo do capital próprio (Ke) é uma das etapas mais relevantes, pela maior subjetividade envolvida. Em mercados emergentes torna-se mais desafiador a mensuração desta taxa de desconto. Este artigo tem o objetivo de verificar se no Brasil existe aderência entre teoria e a prática do mercado quanto à estimação do Ke para valoração de empresas pelo FCD. A hipótese levantada é a de que as práticas do mercado brasileiro na determinação do Ke para avaliação de empresas pelo FCD estão condizentes com a teoria de finanças. Para verificar a hipótese, realizou-se uma pesquisa documental através da investigação dos Laudos de Avaliação das Companhias apresentados como requisito às ofertas públicas de aquisição de ações (OPA) registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no período de 2005 a 2009. A amostra perfez 63 laudos os quais mensuraram o valor da entidade pelo FCD. A análise de resultados comprovou a aderência dos métodos utilizados pelos praticantes brasileiros e a literatura de finanças sobre o tema, levando a não rejeição da hipótese proposta inicialmente. Desta forma, as evidências encontradas neste estudo contribuem com os estudiosos, avaliadores e demais interessados no assunto e, atribui-se maior credibilidade às informações geradas pelas avaliações de empresas no Brasil, qualitativamente.Downloads
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Publicado
2014-05-19
Como Citar
Cabral, L. L., Cunha, M. F. da, Machado, C. A., & Rech, I. J. (2014). Custo do capital próprio como taxa de desconto na avaliação de empresas no Brasil: evidências entre a teoria e a prática de mercado. Revista De Contabilidade Da UFBA, 7(3), 5–22. https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i3.6211
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