ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE EMPRESAS DO SETOR DE MATERIAIS BÁSICOS LISTADAS NA BM&FBOVESPA QUE APRESENTAM RESPOSABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Moacir Manoel Rodrigues Junior Universidade Regional de Blumenau
  • Lara Fabiana Dallabona Universidade Regional de Blumenau
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.6012

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho. Responsabilidade Social. Ética. Gestão Ambiental. DEA.

Resumo

O estudo objetiva avaliar comparativamente o desempenho das empresas pertencentes ao setor de materiais básicos da BM&FBOVESPA que apresentam responsabilidade social com empresas que não apresentam esta característica. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, conduzida por meio de estudo documental com aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados demonstram que empresas que possuam responsabilidade social neste setor tendem a ter um desempenho inferior as empresas sem esta característica. Conclui-se que o setor não apresenta linearidade na distribuição da eficiência e identifica-se um grupo com alta eficiência e outro com baixa eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Manoel Rodrigues Junior, Universidade Regional de Blumenau

Licenciado em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau. Foi, por duas vezes, Bolsista de Iniciação Científica na área de análise Multivariada de Apoio a Decisão, Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis na Universidade regional de Blumenau.

Lara Fabiana Dallabona, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da FURB. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (2011). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (2009). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CEAVI) lecionando as disciplinas de prática trabalhista e previdenciária, contabilidade internacional, teoria da contabilidade e controladoria.

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Contabilidade pela Universidade de Valência (Espanha, 2008) homologado pela USP (2009), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) . Experiência na área de Administração e Contabilidade Gerencial, principalmente nos seguintes temas: finanças e orçamento. Professor do Departamento de Contabilidade na Universidade Regional de Blumenau, FURB, SC, no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração.

Downloads

Publicado

2013-03-14

Como Citar

Rodrigues Junior, M. M., Dallabona, L. F., & Lavarda, C. E. F. (2013). ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE EMPRESAS DO SETOR DE MATERIAIS BÁSICOS LISTADAS NA BM&FBOVESPA QUE APRESENTAM RESPOSABILIDADE SOCIAL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 6(3), 17–32. https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.6012

Edição

Seção

Artigos