Gerenciamento de Resultados: Investigação de sua Ocorrência em Empresas de Setores Regulados no Brasil

Autores

  • Alexandre Corrêa dos Santos Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Idair EDSON MARCELLO Universidade Regional de Blumenau-FURB
  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Universidade Regional de Blumenau
  • Jorge Ribeiro de Toledo Filho Universidade Regional de Blumenau-FURB

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.5986

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resultados, Accruals, Setores Regulados.

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar se empresas listadas na BM&FBovespa, pertencentes a setores regulados efetuam gerenciamento de resultados contábeis (GR), e identificar se a relação entre o índice de governança corporativa dessas empresas influencia no nível de gerenciamento dos resultados das mesmas. A pesquisa caracteriza-se como Descritiva em relação a seu objetivo; Documental quanto aos procedimentos e Quantitativa quanto a sua abordagem. Os dados analisados foram coletados junto ao software Economática® para o período de 2005 a 2009. Para a análise dos dados utilizou-se o modelo KS para o cálculo do gerenciamento de resultados. As medidas representativas do índice de governança corporativa das organizações representam as variáveis dependentes da pesquisa. Para verificar a relação entre gerenciamento de resultados e o índice de governança corporativa destas empresas, foi realizado o teste-T de diferenças de médias. Os resultados encontrados sugerem o gerenciamento de resultados nas companhias de setores regulados. No entanto, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o nível de gerenciamento de resultado de empresas dos setores regulados com governança corporativa e companhias sem esta característica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Corrêa dos Santos, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau FURB

Idair EDSON MARCELLO, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau FURB

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau

Jorge Ribeiro de Toledo Filho, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP Professor do Programa Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC- FURB)

Downloads

Publicado

2013-03-14

Como Citar

dos Santos, A. C., MARCELLO, I. E., Zonatto, V. C. da S., & Toledo Filho, J. R. de. (2013). Gerenciamento de Resultados: Investigação de sua Ocorrência em Empresas de Setores Regulados no Brasil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 6(3), 04–16. https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.5986

Edição

Seção

Artigos