DESMISTIFICANDO O ENSINO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Um estudo na Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Taise Peres da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Mara Iesbik Valmorbida Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i1.5803

Palavras-chave:

Pesquisa Científica. Ciências Contábeis. Graduação.

Resumo

A pesquisa científica traz para o aluno de graduação novas habilidades, como pensar de forma lógica e analítica, levando-o a vários benefícios e lições tanto para vida acadêmica quanto pessoal. Assim, este estudo tem por objetivo analisar a experiência da atividade de Iniciação Científica (IC) com os alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. A amostra deste estudo é composta pelos alunos que cursaram a disciplina de Técnicas de Pesquisa em Contabilidade em 2010.1, 2010.2 e 2011.1. A pesquisa se caracteriza como descritiva e os dados foram coletados por meio de um questionário com os referidos acadêmicos. A abordagem é de forma qualitativa, pois visa descrever e analisar os dados. Com isso, os resultados demonstram que: (i) as percepções dos alunos perante a disciplina foi positiva, pois a maior expectativa, realização de projeto de TCC (67%), é um dos focos da disciplina e eles consideram importante a realização de um artigo científico durante a graduação (94%); (ii) a média da satisfação com a disciplina é de 8,64, em uma escala de 0 a 10, e a nota 10 aparece como a de maior ocorrência, evidenciando assim que os alunos saíram satisfeitos ao término da disciplina; (iii) com relação às publicações, 67% publicaram os artigos elaborados na disciplina, sendo 81% publicações provisórias. Assim, conclui-se que os alunos consideraram a disciplina como de grande relevância e extraíram várias lições do ensino da pesquisa científica para a vida acadêmica, pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taise Peres da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Graduação e Pós Graduação em Contabilidade

Sandra Mara Iesbik Valmorbida, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade

Downloads

Publicado

2013-01-15

Como Citar

Silveira, T. P. da, Ensslin, S. R., & Valmorbida, S. M. I. (2013). DESMISTIFICANDO O ENSINO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Um estudo na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista De Contabilidade Da UFBA, 6(1), 48–65. https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i1.5803

Edição

Seção

Artigos