A influência da Pandemia da Covid-19 no Funcionamento dos Escritórios de Contabilidade do Estado de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.57131

Palavras-chave:

Escritórios contábeis, Contabilidade Digital, Gestão de Crises

Resumo

Essa pesquisa investiga a influência da pandemia da Covid-19 no funcionamento dos escritórios de contabilidade do estado de Alagoas. Para que seus escritórios não fossem intensamente afetados pela crise econômica, os profissionais tiveram que cumprir as medidas de isolamento, utilizar estratégias para dirimir a inadimplência e o encerramento de atividades dos seus clientes, além de se adequarem a modos de trabalho que facilitassem o cotidiano, seguindo a nova realidade, por meio da utilização das ferramentas tecnológicas que foram adotadas. A metodologia utilizada foi um estudo multicaso, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a 35 escritórios do estado de Alagoas, que contemplou municípios do interior, região do agreste e a capital. A partir dos dados coletados, pôde-se constatar diversos cenários que se modificaram conforme a realidade e o porte de cada escritório. Os resultados obtidos evidenciaram quanto a tecnologia e os seus benefícios, ligados à praticidade, ao controle e à organização, foram imprescindíveis para enfrentar e superar esse período de pandemia no setor contábil. Sem os contadores, as empresas não teriam tido suporte necessário para manter a continuidade. Além disso, os dados mostram que o cenário vivido por esses profissionais, os instigou a darem continuidade ao formato de contabilidade digital, conseguido por meio da adoção de mais investimentos em tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jeiciane de Melo Tenório, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas e Pós-Graduanda em controladoria e finanças públicas

Karenn Patrícia Silva Siqueira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professora Assistente I da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente, está a frente da Coordenação do Curso de Ciências Contábeis da UEMA - Campus Codó. 

Tatiana Silva Fontoura de Barcellos Giacobbo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2022), Mestra em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016). Especialista em Perícia Contábil (UCAM, 2017) e em Gestão de Pessoas (UNIBF,2021). Possui graduação em Ciências Econômicas (UFRGS, 2011) e em Ciências Contábeis (UNESA, 2018).

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

Tenório, M. J. de M., Monteiro, J. A. de M., Siqueira, K. P. S., & Giacobbo, T. S. F. de B. (2024). A influência da Pandemia da Covid-19 no Funcionamento dos Escritórios de Contabilidade do Estado de Alagoas. Revista De Contabilidade Da UFBA, 17(1), e2323. https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.57131