Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos: um estudo descritivo sobre as pesquisas científicas apresentadas nos Congressos Brasileiros de Custos

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)
  • Vidigal Fernandes Martins Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)
  • Mônica Aparecida Ferreira Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Adeilson Barbosa Soares Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i2.5655

Palavras-chave:

Congresso Brasileiro de Custos. Artigos. Métodos Quantitativos.

Resumo

Após dezessete edições, o Congresso Brasileiro de Custos pode ser visto como um dos principais eventos nacionais de pesquisa e produção científica voltada para área de gestão, controle e análise de custos. O presente trabalho teve por objetivo geral traçar um perfil das publicações científicas voltadas para utilização de métodos quantitativos aplicados na solução de problemas científicos que envolvem custos, apresentadas no Congresso Brasileiro de Custos ao longo do quinquênio 2005-2009. Para tanto, este artigo foi dividido em quatro partes distintas, além da introdução. Na primeira, foram identificadas as justificativas para o seu desenvolvimento, o questionamento direcionador e a metodologia escolhida para respondê-lo. A segunda parte consistiu na elaboração da plataforma teórica sob a qual foi desenvolvida a pesquisa. Na terceira etapa, foram analisados os dados referentes ao perfil dos trabalhos que integraram a área temática voltada para “Aplicação de Modelos Quantitativos na Gestão de Custos”, apresentados no evento ao longo do quinquênio 2005-2009. Na última, foram apresentadas as principais considerações sobre a pesquisa, suas limitações e as sugestões para ampliação deste estudo. Ao término desta pesquisa de natureza exploratória e descritiva, foi possível constatar uma predominância na utilização “métodos estatísticos diversos”. A “programação linear” foi o segundo método quantitativo mais utilizado dentre os trabalhos que formaram a amostra de pesquisa. Entre outras observações, este trabalho também permitiu constatar a existência de uma predominância de pesquisas que utilizaram algum tipo de estudo de caso real ou a aplicação dos modelos matemáticos em alguma base de aplicação composta por dados reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Ex-professor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis a Distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Eduação a Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos e, ainda, Métodos Quantitativos Aplicados.

Vidigal Fernandes Martins, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Doutorando em Administração pela EAESP/FGV, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Especialista em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Gerenciais da Una (1993). Professor da Universidade Federal de Uberlândia desde 1997, atualmente ocupante da classe Professor DE Adjunto 1. Foi Coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis por 03 mandatos. Possui experiência Profissional e Acadêmica nas área de Estratégia, Custos Orçamento e Finanças Hospitalares, Contabilidade, Auditoria, Controladoria e Governança Corporativa. Foi Controller do Hospital Universitário da UFU durante 08 anos; atuou por vários anos como Auditor Independente, neste período realizou auditorias contábil, financeira e operacional em empresas nos seguimentos da indústria, Comércio, Serviços e Construção Civil. Foi Contador de uma organização de Grande Porte do Setor Avícola durante 03 anos. Pesquisador, área de interesse atual está relacionado a Governança e Gestão da qualidade em Organizações de Saúde. Atua como Revisor e Membro do Corpo Editorial do Periódico GTEC, Membro do Corpo Editorial do Periódico Perquereque (UNIPAM) e avaliador do periódico Cadernos FUCAMP. Coordena o Núcleo de Auditoria, Perícia e Governança Corporativa da FACIC/UFU, e colaborador do Núcleo de Contabilidade Gerencial e Finanças, desta mesma Instituição.

Mônica Aparecida Ferreira, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Uberaba (2009). e MBA em Gestão financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV- Fundação Getúlio Vargas. Atua como docente na Universidade de Uberaba no curso de Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis..

Adeilson Barbosa Soares, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

MESTRE em Ciências pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia - FEELT-UFU - na área de Processamento da informação, linha de Computação Gráfica; ESPECIALISTA em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia - FACIC-UFU;GRADUADO em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI; GRADUADO em ADMINISTRAÇÃO pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI; GRADUADO em LICENCIATURA em Ciências Física, Biológica e Matemática pela FECLES - Centro Universitário do Triângulo - UNITRI; Técnico Contábil - E.E. Prof. José Inácio Souza; Professor da FACIC - Faculdade de Ciências Contábeis da UFU; Sócio - Diretor Administrativo e Financeiro da DataHominis Tecnologia Ltda; Professor e Diretor Pedagógico de ensino médio da Escola Tecnica de Formacao Gerencial - FADE/ACIUB; Professor e Coordenador do curso de Administração - UNITRI (2004-2011); Professor de Cursos de Pós-graduação nas áreas de administração, contabilidade e auditoria; Assessor e Consultor nas áreas de Contabilidade e Administração para empresas de transporte, hospitalar, varejista, agroindústria, associações e cooperativas.

Downloads

Publicado

2013-01-15

Como Citar

Carmo, C. R. S., Martins, V. F., Ferreira, M. A., & Soares, A. B. (2013). Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos: um estudo descritivo sobre as pesquisas científicas apresentadas nos Congressos Brasileiros de Custos. Revista De Contabilidade Da UFBA, 6(2), 4–20. https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i2.5655

Edição

Seção

Artigos