Transformação digital do acervo acadêmico: aumento ou redução de custos? O caso de uma instituição de ensino superior brasileira
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.55451Palavras-chave:
Transformação Digital, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), CustosResumo
A transformação digital é tema atual nos diversos órgãos que formam a administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional. O governo brasileiro tem incentivado a informatização dos acervos acadêmicos por meio da digitalização dos documentos, e da produção de documentos nato-digitais, como é o caso da expedição do diploma digital e documentação correlata, com a finalidade de promover a desburocratização, gerar inovação e facilitar a inserção do cidadão nos diversos serviços públicos prestados, a partir de um complexo processo de transformação digital. Iniciado a partir do Acordo de Cooperação Técnica n° 02/2013, celebrado entre o extinto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Governo do Distrito Federal (GDF), o Processo Eletrônico Nacional (PEN), oficializado pelo Decreto nº 8.539 de 8 de outubro de 2015, representou o marco inicial da transformação digital, seguido por robusto arcabouço normativo, culminando na obrigatoriedade da conversão do acervo acadêmico analógico para o meio digital pelas IES. Neste contexto, este trabalho buscou estudar o caso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no tocante a transformação digital do acerco acadêmico sob a ótica das finanças públicas, a fim de verificar se o processo representa aumento ou redução de custos para a instituição. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica alinhada a uma pesquisa documental. O resultado deste estudo, com base na análise descritiva, apresentou aumento de custos a curto prazo com possibilidade de redução de custos a médio e longo prazo.
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