Percepção sobre custos da qualidade no serviço de hotelaria de um hospital filantrópico

Autores

  • Gabriela Lima Veras de Menezes UFC
  • José Glauber Cavalcante dos Santos UFC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.55448

Palavras-chave:

Custos, Qualidade, Gestão hospitalar

Resumo

O estudo objetiva analisar a relevância atribuída aos custos da qualidade  na  eficiência  do serviço hospitalar a partir da percepção dos colaboradores do serviço  de  hotelaria  e  dos gestores de um hospital privado filantrópico. Para tal, foi realizado um estudo de  caso direcionado a um hospital privado filantrópico em Fortaleza, no estado do Ceará, acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)  no  Nível  3  e  que  desenvolve  diversos serviços na área hospitalar. A pesquisa foi direcionada ao serviço de hotelaria da instituição e, para o alcance do propósito do estudo, foram realizadas entrevistas estruturadas com gestores e colaboradores do hospital. Constatou-se que alguns conceitos, como o de custos, são mais integrados no geral, enquanto outros, como o de qualidade, têm-se uma deficiência maior por parte dos colaboradores em entender e perceber-se como parte do processo, o que suscita a importância de a unidade analisada trabalhar visando a integração de alguns conceitos e de algumas práticas entre todos os colaboradores. Além disso, apurou-se a ferramenta de custos da qualidade não é utilizada na instituição e pouco conhecida, sendo porém sua importância reconhecida pelos gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-15

Como Citar

Lima Veras de Menezes, G., & Cavalcante dos Santos, J. G. (2023). Percepção sobre custos da qualidade no serviço de hotelaria de um hospital filantrópico. Revista De Contabilidade Da UFBA, 16(1), e2157. https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.55448