LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD): IMPLEMENTAÇÃO NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE

Autores

  • Sergio Luiz Pedrosa Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) http://orcid.org/0000-0002-6490-3132
  • Glissia Rodrigues de Paula Paula UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Wênyka Preston Leite Batista da Costa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Jandeson Dantas da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE https://orcid.org/0000-0003-2189-5053

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.54901

Palavras-chave:

Escritórios de contabilidade, compliance, LGPD, Segurança de dados

Resumo

O estudo visou analisar o processo de implantação da LGPD nos escritórios de contabilidade na cidade de Mossoró-RN. O método, quanto aos objetivos, descritivo, quanto aos procedimentos, survey e com abordagem do problema quantitativo, caráter transversal, dados coletados com os contadores atuantes neste município. Os principais achados foram: no tocante aos cuidados com os dados sensíveis, segurança nos conhecimentos da LGPD, segurança dos dados pessoais nos escritórios, reconhecimento da necessidade de capacitação dos colaboradores em relação à esses processos, a maioria afirmou positivamente para esses quesitos; com a necessidade de melhorias em determinados aspectos culturais dos colaboradores, por sua vez, 1/3 dos profissionais afirmaram que ainda não se adequaram a Lei; constatou-se ainda que a metade dos respondentes não utilizam estratégias e processos de compliance na adequação da LGPD; evidenciou-se inferências na pesquisa das dificuldades de implantação da LGPD nos escritórios de contabilidade, portanto, a adequação nessas empresas, não é unânime, necessitando aperfeiçoar à adequação para que os profissionais não venham sofrer sanções. Esse trabalho contribui para apresentar o processo de implantação da LGPD nessa área profissional, auxiliando para as dificuldades e soluções encontradas, apresente-se como roteiro, para a classe contábil e outras categorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Luiz Pedrosa Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Geografia pela UFPE, (2019),Temas de estudo: Geografia Econômica (aglomerados Produtivos), Mestre em Engº Produção pela UFSC, (2001). Atualmente é professor adjunto iV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis - UERN .Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, planejamento tributário, controle interno e controladoria. Lecionando em Cursos de Graduação e Pós-graduação. Editor da Revista Conhecimento Contábil. Coordenador do II Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UERN).

Glissia Rodrigues de Paula Paula, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduada em Ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Wênyka Preston Leite Batista da Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (2020), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Faculdade de Ciências Econômicas (2011). Atualmente é Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis (UERN), atuando com maior ênfase nas áreas de ensino e pesquisa contábil.

Jandeson Dantas da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar (UNP); graduado em Ciências Contábeis- UERN; Professor da UERN, vinculado a Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), no Departamento de Ciências Contábeis, Pesquisador das áreas: Contabilidade e orçamento público; Controladoria; Disclosure de informações de Responsabilidade de Social Corporativa e contabilidade societária.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Silva, S. L. P., Paula, G. R. de P., da Costa, W., & da Silva, J. (2023). LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD): IMPLEMENTAÇÃO NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE. Revista De Contabilidade Da UFBA, 17(1), e2314. https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.54901