Competência Docente no Ensino na Modalidade a Distância em Ciências Contábeis

Autores

  • Claudecir Paton FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB
  • Rita Buzzi Rausch FURB

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5485

Palavras-chave:

Competência Docente. Educação a Distância. Tecnologia da informação e comunicação.

Resumo

O desenvolvimento do ensino e aprendizagem na modalidade a distância representa um dos mais importantes desafios para a educação na atualidade, pois se trata de um espaço relativamente novo de ensinar e aprender que enseja o uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), exigindo competências diferenciadas aos docentes de habilidade técnica e facilitação. Assim, a presente pesquisa objetiva verificar quais as competências profissionais no domínio do ensino e aprendizagem na modalidade a distância, o docente deve possuir, justificando-se no aspecto de que os docentes por meio de competências técnicas mínimas necessárias devem facilitar a atitude do ensino e aprendizagem na formação dos alunos que buscam o conhecimento nesta modalidade. Por meio da aplicação de um questionário eletrônico, “Google docs”, sobre competências adaptado de Kemshal-Bell (2001), foi aplicado em 17 docentes de um curso de graduação de Ciências Contábeis da modalidade de Educação à Distância – EAD de um Universidade reconhecida na sua atuação em EAD, com obtenção de 10 respondentes que apontaram que os docentes devem possuir competências profissionais no domínio do ensino e aprendizagem em cursos na modalidade a distância necessárias na facilitação da atitude do ensino e aprendizagem na formação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudecir Paton, FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Maria José Carvalho de Souza Domingues, FURB

Doutora em Engenharia da Produção pela FEA/USPEPS/USFC Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Rita Buzzi Rausch, FURB

Doutora em Educação pela UNICAMP Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Downloads

Publicado

2011-11-27

Como Citar

Paton, C., Domingues, M. J. C. de S., & Rausch, R. B. (2011). Competência Docente no Ensino na Modalidade a Distância em Ciências Contábeis. Revista De Contabilidade Da UFBA, 5(1), 21–37. https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5485

Edição

Seção

Artigos