Fatores Determinantes da Evidenciação do Pensamento Integrado no Setor Público
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.54472Palavras-chave:
Disclosure, Relato Integrado, Setor públicoResumo
A divulgação do relato integrado nas entidades do setor público surge com o intuito de sanar a necessidade de legitimidade e maior transparência das ações do poder público, como também de apresentar a população como estes entes têm gerado valor. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores determinantes da evidenciação do pensamento integrado no setor público. A amostra foi composta de 50 universidades federais brasileiras, no período de 2018 a 2021. Para a coleta dos dados da pesquisa foram analisados os relatórios de gestão das universidades, obtidos através dos websites das universidades, como também foram analisados os sites do Inep e do gov.br para a coleta de informações relacionadas com as variáveis utilizadas na pesquisa. Os dados foram analisados por meio de uma regressão com dados em painel com efeitos fixos. A partir da análise dos resultados, constatou-se que as universidades federais analisadas nessa amostra alcançaram um índice médio de divulgação do pensamento integrado de 8,94, com um valor máximo de 10 e um valor mínimo de 7. Os resultados também apontam que apenas o tempo de fundação das universidades pode ser considerado um fator determinante do nível de evidenciação do pensamento integrado nas universidades federais no Brasil.
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