Financiamento de Campanhas Eleitorais e Desempenho Eleitoral nas Eleições Municipais 2008-2012: Um Estudo à Luz da Teoria da Escolha Pública
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.54211Palavras-chave:
Financiamento de campanhas, desempenho eleitoral, teoria da escolha públicaResumo
Este estudo analisou a influência do financiamento de campanha no desempenho eleitoral dos candidatos para às prefeituras brasileiras nas eleições de 2008 e 2012 à luz da Teoria da Escolha Pública. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, utilizando regressão logística. Os resultados indicaram uma influência positiva e significativa do financiamento de campanha no desempenho eleitoral dos candidatos, sinalizando que os prefeitos que foram eleitos arrecadaram mais recursos para as suas campanhas. Além disso, os resultados revelaram que os candidatos que já tinham sido eleitos em algum cargo público anteriormente, também levaram vantagem em relação aos candidatos que ainda não tinha sido eleitos. Outro aspecto observado é que as mulheres são a grande minoria dos candidatos e recebem menos recursos para as suas campanhas do que os homens, refletindo esse fato no desempenho eleitoral delas de forma negativa. A principal contribuição desse trabalho é o fato de que nos municípios com PIB per capita maior, bem como os municípios com a população mais escolarizada, os recursos de financiamento são menos relevantes para o desempenho eleitoral, sugerindo que os eleitores dos municípios mais ricos e mais escolarizados são menos suscetíveis às propostas pouco exequíveis divulgadas pelos candidatos com recursos de campanhas.
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