A Reeleição e a Eficiência dos Municípios Brasileiros Sob a Perspectiva da Teoria da Escolha Pública

Autores

  • Lindomar Silva Universidade Salvador https://orcid.org/0000-0002-1138-8165
  • Carlos Costa Universidade salvador
  • Miguel Rivera Castro Universidade Salvador
  • Edmar Araújo Universidade salvador

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.54207

Palavras-chave:

Reeleição, Município, IFGF, Eficiência, Teoria da Escolha Pública

Resumo

Este artigo avaliou a relação entre a reeleição e eficiência municipal, no período de 2006 a 2015. A pesquisa possui natureza quantitativa utilizando regressão de dados em painel. Para isto, dois modelos estatísticos foram utilizados: um que compara a eficiência entre o grupo de prefeitos reeleitos com o grupo de prefeitos em primeiro mandato e um segundo modelo que avaliou a eficiência no ano eleitoral e no ano seguinte à eleição. O referencial teórico utilizado foi a teoria da escolha pública, especialmente no que se refere aos ciclos políticos. Os dados indicaram que, a princípio, há uma diferença entre os desempenhos de prefeitos reeleitos e aqueles em primeiro mandato, o que sinaliza que a continuação do mandato seria benéfica para a sociedade, porém, por outro lado, a diferença entre os dois grupos é muito pequena, o que acaba por minimizar a relevância de um segundo mandato para o cargo de prefeitos. Além disso, confirma-se um pressuposto da teoria dos ciclos políticos, no qual o desempenho dos gestores no período anterior à eleição é melhor do que o desempenho no ano seguinte à sua reeleição, o que indica o caráter oportunista dos discursos sobre os benefícios da reeleição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Costa, Universidade salvador

Possui graduação em Administração (2001), com especialização em Gestão Ambiental (2006) e em Controladoria e Finanças (2012). Mestre em Administração pela UNIFACS e estudo temas de planejamento estratégico nas organizações, gestão organizacional, novas abordagens em gestão, pensamento sistêmico, meio ambiente e gestão municipal

Miguel Rivera Castro, Universidade Salvador

Graduação em Engenharia comercial –Universdad de Valparaiso (Chile, 1999) e graduação em Administração pela Universidade Salvador (204). Especialização em Finanças pela UFBA (2005) e especialização em controladoria financeira pela Ufba (2006).Mestrado em contabilidade pela Ufba (2008) e doutorado em Energia e Meio ambiente pela Ufba (2011) e Doutorado em Economia pela USC (Espanha). Atualmente é professor a Universidade Estadual de Feira de Santana e Professor do programa de mestrado em Administração da Universidade Salvador –Unifacs.

Edmar Araújo, Universidade salvador

Graduação em Engenharia de Produção pela Faculdade Área 1 (2011). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador (1994). MBA em Gerenciamento de Projetos e Obras de Engenharia - Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia (2014). Mestre em Administração pela UNIFACS. 

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Silva, L., Costa, C., Castro, M., & Araujo, E. (2023). A Reeleição e a Eficiência dos Municípios Brasileiros Sob a Perspectiva da Teoria da Escolha Pública. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2123. https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.54207