COMPLIANCE ÀS BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR ATIVIDADES REAIS NAS EMPRESAS LISTADAS NA B3

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.53886

Palavras-chave:

Boas práticas de Gestão. Compliance. Governança corporativa.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa consiste em analisar a influência do compliance às boas práticas de governança corporativa nas práticas de gerenciamento de resultados por atividades reais em empresas listadas na B3. A pesquisa caracteriza-se como descritiva quanto aos objetivos, documental quanto aos procedimentos, e de abordagem quantitativa. A amostra é composta pelas 100 empresas de maior liquidez listadas na B3 entre os anos de 2015 e 2019. Para análise dos dados utilizou-se do método de regressão linear múltipla, por meio do software STATA. Os resultados demonstraram que empresas participantes de maior nível de governança corporativa tendem a maior cuidado com suas demonstrações, consequentemente, apresentam resultados negativos para o gerenciamento de resultados por atividades reais, assim como empresas que realizaram revisões de tributárias e fiscal , chamada Compliance Fiscal. Dessa forma, há evidências de que, quanto maior o Compliance às boas práticas de governança corporativa, menor é o gerenciamento de resultados por atividades reais, na medida em que neste estudo identificou-se relação negativa para esta prática. Recomenda-se para trabalhos futuros, verificar a totalidade das empresas listadas, acompanhando a dimensão do Comitês de Assessoramento sobre o viés de gerenciamento de resultado, além do desenvolvimento de casos aplicados especificamente em empresas deste grupo, a fim de demonstrar e compreender os mecanismos corporativos utilizados, e qual o impacto de ações de compliance sobre o gerenciamento de resultados de atividades reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Martini, Unochapecó

Mestre em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Professor da Escola de Gestão e Negócios na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

 

Sady Mazzioni, Unochapecó

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Maurício Leite, Unochapecó

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Magro, C. B. D., Martini, R., Mazzioni, S., & Leite, M. (2023). COMPLIANCE ÀS BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR ATIVIDADES REAIS NAS EMPRESAS LISTADAS NA B3. Revista De Contabilidade Da UFBA, 17(1), e2317. https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.53886