Obras Didáticas Utilizadas no Ensino da Contabilidade: Um Estudo Bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5384Palavras-chave:
Bibliometria. Ensino da Contabilidade. Obras didáticas.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar as semelhanças e as discrepâncias existentes na indicação de obras didáticas constantes nos Projetos Pedagógicos de cursos de graduação em Ciências Contábeis e compará-las com aquelas sugeridas na Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Conselho Federal de Contabilidade. Para tanto, utilizou-se de análise documental de planos de ensino do curso de Ciências Contábeis da FURB e da UPF. O foco de análise foram as disciplinas contempladas no eixo de Conteúdos de Formação Profissional da Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do CFC e que estavam contempladas nas matrizes curriculares das duas IES em estudo. Das análises dos Quadros comparativos das obras indicadas por disciplina, observou-se que existe uma grande discrepância quanto à indicação de obras didáticas sugeridas pelo Conselho Federal de Contabilidade e as indicadas pela FURB e pela UPF. Tendo em vista as discrepâncias encontradas, pode-se constatar que o objetivo da Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do CFC, neste aspecto, ainda não foi alcançado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-27
Como Citar
da Luz, R. M., Rengel, S., Domingues de Souza, M. J. C., & Ribeiro, M. J. (2011). Obras Didáticas Utilizadas no Ensino da Contabilidade: Um Estudo Bibliométrico. Revista De Contabilidade Da UFBA, 5(1), 4–20. https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5384
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.