Obras Didáticas Utilizadas no Ensino da Contabilidade: Um Estudo Bibliométrico

Autores

  • Rodrigo Marciano da Luz Universidade Regional de Blumenau
  • Silene Rengel Universidade Regional de Blumenau
  • Maria Jose Carvalho Domingues de Souza Universidade Regional de Blumenau
  • Maria Jose Ribeiro Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5384

Palavras-chave:

Bibliometria. Ensino da Contabilidade. Obras didáticas.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as semelhanças e as discrepâncias existentes na indicação de obras didáticas constantes nos Projetos Pedagógicos de cursos de graduação em Ciências Contábeis e compará-las com aquelas sugeridas na Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Conselho Federal de Contabilidade. Para tanto, utilizou-se de análise documental de planos de ensino do curso de Ciências Contábeis da FURB e da UPF. O foco de análise foram as disciplinas contempladas no eixo de Conteúdos de Formação Profissional da Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do CFC e que estavam contempladas nas matrizes curriculares das duas IES em estudo. Das análises dos Quadros comparativos das obras indicadas por disciplina, observou-se que existe uma grande discrepância quanto à indicação de obras didáticas sugeridas pelo Conselho Federal de Contabilidade e as indicadas pela FURB e pela UPF. Tendo em vista as discrepâncias encontradas, pode-se constatar que o objetivo da Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do CFC, neste aspecto, ainda não foi alcançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marciano da Luz, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Downloads

Publicado

2011-11-27

Como Citar

da Luz, R. M., Rengel, S., Domingues de Souza, M. J. C., & Ribeiro, M. J. (2011). Obras Didáticas Utilizadas no Ensino da Contabilidade: Um Estudo Bibliométrico. Revista De Contabilidade Da UFBA, 5(1), 4–20. https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5384

Edição

Seção

Artigos