Gerenciamento de Resultados e Dificuldade Financeira

Uma Análise do Setor de Bens Industriais Brasileiro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.48625

Palavras-chave:

Gerenciamento de resultados, Risco de insolvência, Accruals discricionários

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar como as alterações nos métodos contábeis para fins de gerenciamento de resultado podem influenciar a situação financeira da empresa. Para tanto, tomou-se como referência a metodologia desenvolvida em Agustia, Muhammad e Permatasari (2020), porém com o uso do modelo de previsão de insolvência desenvolvido por Altman (1979) e o modelo de estimação de Accruals discricionários desenvolvido por Dechow (1995). A amostra é composta por empresas do setor de bens industrias do Brasil listadas na B3, no período entre os anos de 2011 e 2020. Utilizou-se regressão quantílica para tentar identificar os efeitos dos Accruals discricionários nos diferentes quantis da amostra sendo identificado que os Accrruals não possuem influência significativa para o quartil das empresas em dificuldade financeira, contudo, identificou-se que o Gerenciamento de Resultados apresenta influência significativa na alteração da situação financeira das empresas do setor de bens industriais que apresentam melhores condições financeiras. Os resultados deste trabalho contribuem com evidências empíricas de que empresas em situação de alto risco financeiro tendem a apresentar sua verdadeira situação econômica, como preconiza a Teoria da Agência, reduzindo, portanto, a assimetria informacional seja por medo de restrições contratuais ou subavaliação das ações do agente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenio Menezes, Universidade Federal da Bahia

Atualmente é mestrando em Ciências Contábeis pelo programa PPGCONT, da Universidade Federal da Bahia.Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (2018).Além disso é graduado em Bacharelado em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (2013) e especialista em GeoTecnologias pela Escola de Engenharia e Eletromecânica da Bahia.

Dr. Jorge de Souza Bispo, Universidade Federal da Bahia-UFBA

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP (2009), Mestre em Gestão Empresarial pela Ebape-FGV(2003), Master em Direito Tributário (LLM) pelo Insper-SP (2011). Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura-FUMEC (1986) e graduação em Direito pela Universidade Paulista (2005). Professor de Pós Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Management), do Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras(FIPECAFI), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Unicamp (Marília-SP). Avaliador de artigos dos Congressos USP de Contabilidade, do Congresso ANPCONT e do Congresso Enanpad. Avaliador dos periódicos Contabilidade & Financas, Contexto, Repec, Contalbidade Gestão e Governança e JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management. Atualmente atua como Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Tem experiência na área de Administração e Direito, com ênfase em Administração Pública, Financeira, Contabilidade, auditoria e Gestão Tributária. 

Dr. José Sérgio Casé de Oliveira, Universidade Federal da Bahia-UFBA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e doutorado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Atualmente é professor e coordenador do bacharelado em Ciências Contábeis da UFBA e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFBA. Tem experiência nas áreas de Estatística e Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Oliveira Menezes, L. V., de Souza Bispo, J., & Casé de Oliveira, J. S. . (2023). Gerenciamento de Resultados e Dificuldade Financeira: Uma Análise do Setor de Bens Industriais Brasileiro. Revista De Contabilidade Da UFBA, 16(1), e2114. https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.48625