AVALIAÇÃO DE MARCAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.4491Palavras-chave:
Avaliação de Marcas, Ativos Intangíveis, Contabilização de Marcas.Resumo
O objetivo principal desta pesquisa é promover uma análise crítica das premissas e dos critérios utilizados por empresas de consultoria especializadas em avaliação de marcas, sendo essa critica baseada na perspectiva de transparência e viabilidade de tais “metodologias” para possível reconhecimento contábil das marcas geradas internamente. Essa análise crítica segue a linha de discussões teórico-conceituais acerca do reconhecimento e avaliação de ativos intangíveis gerados pelas companhias, conforme discutem Martensson (2009) e Gowthorpe (2009). O foco principal deste estudo são os métodos utilizados por três empresas de consultoria que divulgam rankings periódicos de marcas no Brasil, analisados em nível estrutural com base nos dados e nas informações disponíveis em fontes públicas. Como resultado, percebe-se consistência quanto aos modelos teóricos utilizados (fluxo de caixa descontado). No entanto, diversas “zonas cinzentas” surgem quando as empresas se propõem a segregar o fluxo de caixa das marcas do fluxo de caixa dos demais ativos intangíveis, bem como na definição das taxas de desconto utilizadas. Assim, os métodos ficam fragilizados pela falta de transparência, visto que perdem credibilidade ao divulgarem valores que de alguma forma não possam ter suas estimativas verificadas pelos usuários da informação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-08-07
Como Citar
Martins, E., Araújo, M. B. V. de, Carvalho Júnior, C. V. de O., Ghani, A. N. A., Slavov, T. N. B., & Garrán, F. T. (2010). AVALIAÇÃO DE MARCAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(2), 4–20. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.4491
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.