AVALIAÇÃO DE MARCAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores

  • Eliseu Martins USP
  • Marcelo Bicalho Viturino de Araújo USP
  • César Valentim de Oliveira Carvalho Júnior USP
  • Alan Nader Ackel Ghani USP
  • Tiago Nascimento Borges Slavov USP
  • Felipe Turbuk Garrán USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.4491

Palavras-chave:

Avaliação de Marcas, Ativos Intangíveis, Contabilização de Marcas.

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é promover uma análise crítica das premissas e dos critérios utilizados por empresas de consultoria especializadas em avaliação de marcas, sendo essa critica baseada na perspectiva de transparência e viabilidade de tais “metodologias” para possível reconhecimento contábil das marcas geradas internamente. Essa análise crítica segue a linha de discussões teórico-conceituais acerca do reconhecimento e avaliação de ativos intangíveis gerados pelas companhias, conforme discutem Martensson (2009) e Gowthorpe (2009). O foco principal deste estudo são os métodos utilizados por três empresas de consultoria que divulgam rankings periódicos de marcas no Brasil, analisados em nível estrutural com base nos dados e nas informações disponíveis em fontes públicas. Como resultado, percebe-se consistência quanto aos modelos teóricos utilizados (fluxo de caixa descontado). No entanto, diversas “zonas cinzentas” surgem quando as empresas se propõem a segregar o fluxo de caixa das marcas do fluxo de caixa dos demais ativos intangíveis, bem como na definição das taxas de desconto utilizadas. Assim, os métodos ficam fragilizados pela falta de transparência, visto que perdem credibilidade ao divulgarem valores que de alguma forma não possam ter suas estimativas verificadas pelos usuários da informação.

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Biografia do Autor

Eliseu Martins, USP

P

Marcelo Bicalho Viturino de Araújo, USP

Mestrando em Ciências Contábeis - FEA/USP

César Valentim de Oliveira Carvalho Júnior, USP

Doutorando em Ciências Contábeis - FEA/USP

Alan Nader Ackel Ghani, USP

Mestrando em Administração - FEA/USP

Tiago Nascimento Borges Slavov, USP

Doutorando em Ciências Contábeis - FEA/USP

Felipe Turbuk Garrán, USP

Doutorando em Administração - FEA/USP

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Publicado

2010-08-07

Como Citar

Martins, E., Araújo, M. B. V. de, Carvalho Júnior, C. V. de O., Ghani, A. N. A., Slavov, T. N. B., & Garrán, F. T. (2010). AVALIAÇÃO DE MARCAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(2), 4–20. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.4491

Edição

Seção

Artigos