Análise do uso de informações contábeis e características dos síndicos na administração de condomínios: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.43183Palavras-chave:
Condomínios, Síndicos, GestãoResumo
O presente estudo considera o papel da contabilidade na gestão condominial, bem como evidências anteriores que apontaram problemas que prejudicam esse processo de gestão, como a falta de qualificação técnica dos síndicos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo principal identificar a percepção dos síndicos quanto ao uso de informação contábil gerencial e financeira na gestão dos condomínios, e como objetivo secundário, comparar as características desses síndicos com a percepção deles quanto ao uso dessas informações contábeis e com as demandas que eles apresentam à empresa administradora de condomínios. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se um questionário, o qual foi embasado nos estudos anteriores e permitiu identificar aspectos referentes ao uso da contabilidade na gestão condominial, já para a análise das características dos síndicos, utilizou-se como base a Teoria dos Altos Escalões. A análise foi realizada com 23 síndicos clientes da empresa Alpha de condomínios e uma entrevista com a diretora da empresa, localizada em Uberlândia-MG. Na percepção dos síndicos os maiores benefícios com uso informações contábeis gerenciais e financeiras são a prestação de contas, o controle de fluxo de caixa e a tomada de decisões. Sobre processo de gestão dos condomínios destacou-se o uso de informações do Controle de Fluxo de Caixa Operacional, Relatórios de Inadimplentes e Balancete de Movimentação Anual e sugere-se que algumas características dos síndicos interferem nesse processo de gestão. A partir desses resultados evidenciou-se a importância do aprimoramento da prestação de serviço contábil à comunidade condominial e da preparação dos síndicos para que aperfeiçoem as práticas usadas na gestão condominial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Contabilidade da UFBA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.