CUSTO POR ALUNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE UFSC E UNISUL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i1.3983Palavras-chave:
custo do aluno, universidade, financiamento do ensino superior.Resumo
O objetivo deste artigo consiste em comparar o custo por aluno da UFSC e da UNISUL conforme duas metodologias, a que leva em consideração os custos totais da universidade e a que utiliza apenas os gastos com educação. Para isso, foram feitas pesquisas documentais em demonstrativos contábeis, relatórios de gestão e previsões orçamentárias das universidades. Os resultados encontrados na pesquisa nos dão conta que o custo por aluno na UFSC foi maior do que na Unisul. Isso se deve pela influência de três fatores: 1. A educação como sistema público de ensino é um direito constitucional de todo cidadão brasileiro e que não mantém uma relação direta custo-benefício; 2. A grande quantidade de atividades de pesquisa e extensão; e 3. A titulação dos professores. Embora o tema custo por aluno seja considerado muito importante pelos dirigentes entrevistados de ambas universidades, cada uma destas trabalha de maneira diferente o assunto. A Universidade Federal de Santa Catarina utiliza a metodologia do TCU. Assim, o valor do custo do aluno acaba servindo de diretriz para o planejamento institucional. Em contrapartida, na Unisul o custo do aluno é calculado para cada curso, assim, estes apresentam um valor de crédito diferenciado, e este valor é utilizado para definir o valor das mensalidades cobradas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-08-06
Como Citar
Soares, T. C., Mazon, G., & Pedro, M. (2010). CUSTO POR ALUNO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE UFSC E UNISUL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(1), 84–91. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i1.3983
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.