Fatores que Afetam a Escolha da Profissão Contábil: Um Estudo Realizado com os Alunos de uma IES Pública de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i3.38698Palavras-chave:
Ciências Contábeis. Escolha Profissional. Motivação. Fatores Psicológicos, Sociais e EconômicosResumo
Esta pesquisa investigou os fatores que afetam a escolha da profissão contábil na percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, tendo sido analisado três construtos: fatores psicológicos, sociais e econômicos. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário a estudantes matriculados nos quatro períodos iniciais, sendo a amostra final composta por 170 participantes. Os resultados encontrados demonstram que, quanto aos fatores psicológicos, o motivo de maior relevância consiste em ter uma autonomia de atuação na profissão contábil. Quanto aos fatores sociais, a questão de poder atuar em diferentes áreas foi a de maior destaque. Em relação aos fatores econômicos, o elemento associado a uma melhor remuneração no mercado de trabalho foi de grande influência na decisão dos estudantes pela escolha da profissão contábil.
Downloads
Referências
ALANEZI, F. S.; ALFRAIH, M. M., HADDAD, A. E.; ALTAHER, N. A. Factors Influencing Students’ Choice of Accounting as a Major: Further Evidence from Kuwait. Global Review of Accounting and Finance, v. 7, n. 1, p. 165-177, 2016. https://doi.org/10.21102/graf.2016.03.71.12
ALMEIDA, F. F.; BUESA, N. Y. A motivação dos alunos e profissionais das Ciências Contábeis na escolha dessa profissão: um estudo de caso com os alunos da primeira turma de contabilidade da FAC São Roque. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, v. 3, n. 1, 2012.
ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
AHMED, K.; ALAM, K. F.; ALAM, M. An empirical study of factors affecting accounting student’s career choice in New Zealand. Accounting Education, v. 6, n. 4, p. 325-335, 1997. https://doi.org/10.1080/096392897331398
BASTOS, A. V. B. A escolha e o comprometimento com a carreira: um estudo entre profissionais e estudantes de Administração. Revista de Administração, v. 32, n. 3, p. 28-39, 1997.
BENDASSOLLI, P. F. Recomposição da relação sujeito-trabalho nos modelos emergentes de carreira. Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 4, p. 387-400, 2009. https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000400003
BENTO, A. R.; FALCONELLI, E. F. A dificuldade do jovem na escolha de um curso superior.In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2013. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7893_4729.pdf. Acesso em: 12 jan. 2018.
BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997. BOCK, S. D. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
BOMTEMPO, M. S. Análise dos fatores de influência na escolha pelo curso de graduação em Administração: um estudo sobre as relações de causalidade através da Modelagem de Equações Estruturais. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Centro Universitário Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. Em: E. Boruchovitch e J. A. Bzuneck (Orgs.) A motivação do aluno, 3. ed, p. 9-36. Petrópolis: Vozes, 2004.
CARVALHO, T. A. T. A escolha e o comprometimento com a profissão/carreira: um estudo entre psicólogos. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
CHEN, C., JONES, K. T.; MCINTYRE, D. D. Analyzing the Factors Relevant to Students' Estimations of the Benefits and Costs of Pursuing an Accounting Career. Accounting Education, v. 17, n. 3, p. 313-326, 2008. https://doi.org/10.1080/09639280701788703
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Quantos somos. Disponível em: http://cfc.org.br/registro/quantos-somos-2/. Acesso em: 13 jan. 2018. DIAS, M. S. L. Sentidos do trabalho e sua relação com o projeto de vida de universitários. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
FLORÊNCIO, H. J. C.; LUCENA, R. M.; COSTA, E. C. T.Dificuldades dos jovens na escolha de uma profissão: revelações de ingressantes no ensino superior em diferentes áreas do agreste pernambucano. 2008. Disponível em: www.unimep.br/phpg/inscricao/enic/.../hugojosedecarvalhoflorencio_trab323_v1.doc. Acesso em: 20 mar. 2016.
GHANI, E. K.; SAID, J. A Comparative Study on Malay and Chinese Accounting Students’ Perceptions on Accounting Career. Canadian Social Science, v. 5, n. 3, p. 1-13, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HSIAO, J.; CASANOVA, S. P. C. Abordagem Geracional dos Fatores que Influenciam a Escolha de Carreira em Contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças – USP, v. 27, n. 72, p. 393-407, 2016.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Superior. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-superior. Acesso em: 13 jan. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Superior 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file. Acesso em: 21 ago. 2020.
KROENKE, A.; CARDOSO, R. S.; DOMINGUES, M. J. C. S.; HEIN, N. Fatores de atratividade para os estudantes de graduação em Ciências Contábeis na escolha da instituição de ensino.In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 12., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA.USP, 2009. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/. Acesso em: 10 nov. 2015.
LACERDA, J. R.; REIS, S. M.; SANTOS, N. A. Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e permanência no curso de Ciências Contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa universidade pública.Enfoque: Reflexão Contábil, v. 27, n. 1, p. 67-81, 2008.
LASSANCE, M. C. P. A profissionalização da mulher: um estudo da identidade profissional em adultas jovens em profissões tradicionalmente masculinas e tradicionalmente femininas. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1987.
LIEURY, A.; FENOUILLET, F. Motivação e aproveitamento escolar. Tradução de Y. M. C. T. Silva. São Paulo: Loyola, 2000.
MAGALHÃES, O. M. Personalidades vocacionais e desenvolvimento na vida adulta: Generatividade e carreira profissional. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
MAUDLIN, S.; CRAIN, J. L.; MOUNCE, P. H. The Accounting Principles Instructor's influence on Students Desicion to Major in Accounting. Journal of Education for Business, v. 75, n. 2, p. 142-148, 2000.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARQUES, V. A.; SILVA, C. E. S.; SALVIANO, R. A. G. Fatores determinantes da escolha do curso de ciências contábeis: uma análise a partir das teorias da motivação. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 10, n. 3, p. 176-197, 2016. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.17767
MELLO, F. A. F. O desafio da escolha profissional. São Paulo: Papirus, 2002.
McCLELLAND, D. C. The achieving society. Princeton, New Jersey: Van Nostrand, 1961.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
MIRANDA, N. A.A escolha do curso e as expectativas profissionais em relação ao mercado de trabalho, dos alunos do ensino superior noturno de Administração de Empresas em instituições particulares. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação e Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001.
ODIA, J. O.; OGIEDU, K. O. Factors Affecting the Study of Accounting in Nigerian Universities. Journal of Educational and Social Research, v. 3, n. 3, p. 89-96, 2013. https://doi.org/10.5901/jesr.2013.v4n3p89
PELEIAS, I. R.; NUNES, C. A.; CARVALHO, R. F. Fatores determinantes na escolha do curso de Ciências Contábeis por estudantes de Instituições de Ensino Superior particulares na cidade de São Paulo. Revista GUAL, v. 10, n. 3, p. 39-58, 2017. http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p39
PEREIRA, C. M. G. A escolha profissional do adolescente frente às demandas familiares e ao mercado de trabalho atual. 2010. Disponível em: Portal da Eduvale <http://www.eduvale.br/colegio/imprimir.php?id_editoria=&id=528>. Acesso em: 01 dez. 2015.
PINHEIRO, R. G.; SANTOS, M. R. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis – uma pesquisa com os graduandos na Capital e Grande São Paulo. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 13., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA.USP, 2010. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/13semead/resultado/trabalhosPDF/153.pdf . Acesso em: 10 nov. 2015.
RECINELLA, R. O que é motivação. 2005. Disponível em: http://www.rrecinella.com.br/artigo.asp?id=82. Acesso em: 12 nov. 2015.
RIBEIRO, R. V. Motivação é atitude. 2007. Disponível em: http://www.motivacaoeresultados.com.br. Acesso em: 12 nov. 2015.
ROWE, D. E. O.; BASTOS, A. V. B. Vínculos com a carreira e produção acadêmica: comparando docentes de IES públicas e privadas.Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 6, p. 1011-1030, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000700003
SOARES, D. H. P. A escolha profissional: Do jovem ao adulto. São Paulo: Summus, 2002.
SUGAHARA, S.; BOLAND, G.; CILLONI, A. Factors influencing students’ choice of an accounting major in Australia. Accounting Education: An International Journal, v. 17, Suppl 1, p. 37-54, 2008. https://doi.org/10.1080/09639280802009199
TANG, L. C.; SENG, C. Factors influence students’ choice of accounting major in Cambodian universities. Accounting Education, v. 24, n. 2, p. 231-251, 2016. https://doi.org/10.1108/ARA-04-2014-0049
UMAR, I. Factors Influencing Students’ Career Choice in Accounting: The Case of Yobe State University. Research Journal of Finance and Accounting, v. 5, n. 17, p. 59-62, 2014.
VELOSO, E. F. R.; DUTRA, J.S.; NAKATA, L. E. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações Y, X e baby boomers. REGE – Revista de Gestão, v. 23, n. 2, p. 88-98, 2016.
ZAGURY, T. O adolescente e a vida profissional. In: ZAGURY, T. O adolescente por ele mesmo: orientação para pais e educadores. Rio de Janeiro: Record, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.