Fatores que Afetam a Escolha da Profissão Contábil: Um Estudo Realizado com os Alunos de uma IES Pública de Minas Gerais

Autores

  • Jessica Aparecida Alves Rodriguês Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila Lima Bazani Universidade Federal de Uberlândia
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i3.38698

Palavras-chave:

Ciências Contábeis. Escolha Profissional. Motivação. Fatores Psicológicos, Sociais e Econômicos

Resumo

Esta pesquisa investigou os fatores que afetam a escolha da profissão contábil na percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, tendo sido analisado três construtos: fatores psicológicos, sociais e econômicos. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário a estudantes matriculados nos quatro períodos iniciais, sendo a amostra final composta por 170 participantes. Os resultados encontrados demonstram que, quanto aos fatores psicológicos, o motivo de maior relevância consiste em ter uma autonomia de atuação na profissão contábil. Quanto aos fatores sociais, a questão de poder atuar em diferentes áreas foi a de maior destaque. Em relação aos fatores econômicos, o elemento associado a uma melhor remuneração no mercado de trabalho foi de grande influência na decisão dos estudantes pela escolha da profissão contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Aparecida Alves Rodriguês, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Camila Lima Bazani, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas; mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP

Referências

ALANEZI, F. S.; ALFRAIH, M. M., HADDAD, A. E.; ALTAHER, N. A. Factors Influencing Students’ Choice of Accounting as a Major: Further Evidence from Kuwait. Global Review of Accounting and Finance, v. 7, n. 1, p. 165-177, 2016. https://doi.org/10.21102/graf.2016.03.71.12

ALMEIDA, F. F.; BUESA, N. Y. A motivação dos alunos e profissionais das Ciências Contábeis na escolha dessa profissão: um estudo de caso com os alunos da primeira turma de contabilidade da FAC São Roque. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, v. 3, n. 1, 2012.

ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

AHMED, K.; ALAM, K. F.; ALAM, M. An empirical study of factors affecting accounting student’s career choice in New Zealand. Accounting Education, v. 6, n. 4, p. 325-335, 1997. https://doi.org/10.1080/096392897331398

BASTOS, A. V. B. A escolha e o comprometimento com a carreira: um estudo entre profissionais e estudantes de Administração. Revista de Administração, v. 32, n. 3, p. 28-39, 1997.

BENDASSOLLI, P. F. Recomposição da relação sujeito-trabalho nos modelos emergentes de carreira. Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 4, p. 387-400, 2009. https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000400003

BENTO, A. R.; FALCONELLI, E. F. A dificuldade do jovem na escolha de um curso superior.In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2013. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7893_4729.pdf. Acesso em: 12 jan. 2018.

BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997. BOCK, S. D. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

BOMTEMPO, M. S. Análise dos fatores de influência na escolha pelo curso de graduação em Administração: um estudo sobre as relações de causalidade através da Modelagem de Equações Estruturais. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Centro Universitário Álvares Penteado, São Paulo, 2005.

BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. Em: E. Boruchovitch e J. A. Bzuneck (Orgs.) A motivação do aluno, 3. ed, p. 9-36. Petrópolis: Vozes, 2004.

CARVALHO, T. A. T. A escolha e o comprometimento com a profissão/carreira: um estudo entre psicólogos. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

CHEN, C., JONES, K. T.; MCINTYRE, D. D. Analyzing the Factors Relevant to Students' Estimations of the Benefits and Costs of Pursuing an Accounting Career. Accounting Education, v. 17, n. 3, p. 313-326, 2008. https://doi.org/10.1080/09639280701788703

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Quantos somos. Disponível em: http://cfc.org.br/registro/quantos-somos-2/. Acesso em: 13 jan. 2018. DIAS, M. S. L. Sentidos do trabalho e sua relação com o projeto de vida de universitários. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

FLORÊNCIO, H. J. C.; LUCENA, R. M.; COSTA, E. C. T.Dificuldades dos jovens na escolha de uma profissão: revelações de ingressantes no ensino superior em diferentes áreas do agreste pernambucano. 2008. Disponível em: www.unimep.br/phpg/inscricao/enic/.../hugojosedecarvalhoflorencio_trab323_v1.doc. Acesso em: 20 mar. 2016.

GHANI, E. K.; SAID, J. A Comparative Study on Malay and Chinese Accounting Students’ Perceptions on Accounting Career. Canadian Social Science, v. 5, n. 3, p. 1-13, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HSIAO, J.; CASANOVA, S. P. C. Abordagem Geracional dos Fatores que Influenciam a Escolha de Carreira em Contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças – USP, v. 27, n. 72, p. 393-407, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Superior. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-superior. Acesso em: 13 jan. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Superior 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file. Acesso em: 21 ago. 2020.

KROENKE, A.; CARDOSO, R. S.; DOMINGUES, M. J. C. S.; HEIN, N. Fatores de atratividade para os estudantes de graduação em Ciências Contábeis na escolha da instituição de ensino.In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 12., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA.USP, 2009. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/. Acesso em: 10 nov. 2015.

LACERDA, J. R.; REIS, S. M.; SANTOS, N. A. Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e permanência no curso de Ciências Contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa universidade pública.Enfoque: Reflexão Contábil, v. 27, n. 1, p. 67-81, 2008.

LASSANCE, M. C. P. A profissionalização da mulher: um estudo da identidade profissional em adultas jovens em profissões tradicionalmente masculinas e tradicionalmente femininas. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1987.

LIEURY, A.; FENOUILLET, F. Motivação e aproveitamento escolar. Tradução de Y. M. C. T. Silva. São Paulo: Loyola, 2000.

MAGALHÃES, O. M. Personalidades vocacionais e desenvolvimento na vida adulta: Generatividade e carreira profissional. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

MAUDLIN, S.; CRAIN, J. L.; MOUNCE, P. H. The Accounting Principles Instructor's influence on Students Desicion to Major in Accounting. Journal of Education for Business, v. 75, n. 2, p. 142-148, 2000.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARQUES, V. A.; SILVA, C. E. S.; SALVIANO, R. A. G. Fatores determinantes da escolha do curso de ciências contábeis: uma análise a partir das teorias da motivação. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 10, n. 3, p. 176-197, 2016. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.17767

MELLO, F. A. F. O desafio da escolha profissional. São Paulo: Papirus, 2002.

McCLELLAND, D. C. The achieving society. Princeton, New Jersey: Van Nostrand, 1961.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MIRANDA, N. A.A escolha do curso e as expectativas profissionais em relação ao mercado de trabalho, dos alunos do ensino superior noturno de Administração de Empresas em instituições particulares. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação e Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2001.

ODIA, J. O.; OGIEDU, K. O. Factors Affecting the Study of Accounting in Nigerian Universities. Journal of Educational and Social Research, v. 3, n. 3, p. 89-96, 2013. https://doi.org/10.5901/jesr.2013.v4n3p89

PELEIAS, I. R.; NUNES, C. A.; CARVALHO, R. F. Fatores determinantes na escolha do curso de Ciências Contábeis por estudantes de Instituições de Ensino Superior particulares na cidade de São Paulo. Revista GUAL, v. 10, n. 3, p. 39-58, 2017. http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p39

PEREIRA, C. M. G. A escolha profissional do adolescente frente às demandas familiares e ao mercado de trabalho atual. 2010. Disponível em: Portal da Eduvale <http://www.eduvale.br/colegio/imprimir.php?id_editoria=&id=528>. Acesso em: 01 dez. 2015.

PINHEIRO, R. G.; SANTOS, M. R. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis – uma pesquisa com os graduandos na Capital e Grande São Paulo. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 13., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA.USP, 2010. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/13semead/resultado/trabalhosPDF/153.pdf . Acesso em: 10 nov. 2015.

RECINELLA, R. O que é motivação. 2005. Disponível em: http://www.rrecinella.com.br/artigo.asp?id=82. Acesso em: 12 nov. 2015.

RIBEIRO, R. V. Motivação é atitude. 2007. Disponível em: http://www.motivacaoeresultados.com.br. Acesso em: 12 nov. 2015.

ROWE, D. E. O.; BASTOS, A. V. B. Vínculos com a carreira e produção acadêmica: comparando docentes de IES públicas e privadas.Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 6, p. 1011-1030, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000700003

SOARES, D. H. P. A escolha profissional: Do jovem ao adulto. São Paulo: Summus, 2002.

SUGAHARA, S.; BOLAND, G.; CILLONI, A. Factors influencing students’ choice of an accounting major in Australia. Accounting Education: An International Journal, v. 17, Suppl 1, p. 37-54, 2008. https://doi.org/10.1080/09639280802009199

TANG, L. C.; SENG, C. Factors influence students’ choice of accounting major in Cambodian universities. Accounting Education, v. 24, n. 2, p. 231-251, 2016. https://doi.org/10.1108/ARA-04-2014-0049

UMAR, I. Factors Influencing Students’ Career Choice in Accounting: The Case of Yobe State University. Research Journal of Finance and Accounting, v. 5, n. 17, p. 59-62, 2014.

VELOSO, E. F. R.; DUTRA, J.S.; NAKATA, L. E. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações Y, X e baby boomers. REGE – Revista de Gestão, v. 23, n. 2, p. 88-98, 2016.

ZAGURY, T. O adolescente e a vida profissional. In: ZAGURY, T. O adolescente por ele mesmo: orientação para pais e educadores. Rio de Janeiro: Record, 1997.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Alves Rodriguês, J. A., Bazani, C. L., & Leal, E. A. (2021). Fatores que Afetam a Escolha da Profissão Contábil: Um Estudo Realizado com os Alunos de uma IES Pública de Minas Gerais. Revista De Contabilidade Da UFBA, 14(3). https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i3.38698

Edição

Seção

Artigos