Construção do programa de compliance de uma IES pública: uma análise sob a ótica dos gestores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.38659

Palavras-chave:

Compliance, Programa de compliance, IES pública, Gestores

Resumo

O estudo tem por objetivo evidenciar a percepção dos gestores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública sobre a construção do programa de compliance. Metodologicamente, entrevistas foram conduzidas com cinco gestores envolvidos diretamente com o desenvolvimento de tal programa. Após as transcrições, 1.225 observações foram dispostas em 5 categorias (pilares do compliance), e analisados mediante a técnica de Análise de Conteúdo, no software NVivo. Os achados apontam as seguintes: suporte da administração (35,67%), código de conduta e políticas de compliance (24,98%), avaliação de riscos (20,90%), controles internos (14,53%) e treinamentos e comunicação (3,92%). O elemento mais representativo é o suporte da alta administração, sobretudo em questões envolvendo obrigações regulatórias, processos de tomada de decisão e apoio as práticas estratégicas. Conclui-se que diferentes frentes (pilares) são adotadas de forma conjunta, para que o programa de compliance seja desenvolvido de forma adequada, perante as legislações e obrigações regulatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Couto Accadrolli, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG).

Anderson Betti Frare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial (NUPEC/UFSC), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG) e Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON/FURG). Avaliador de periódicos e congressos de Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Empreendedorismo e Inovação. Também possui interesse em Métodos Quantitativos, Tecnologias, Educação e História da Contabilidade.

Vagner Horz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Gestão Estratégica em Pessoas pela Universidade Franciscana (UFN) e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência na área de Ciências Contábeis, Controle Gerencial, Compliance e Governança Corporativa.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Accadrolli, M. C., Frare, A. B., Horz, V., & Cruz, A. P. C. da. (2023). Construção do programa de compliance de uma IES pública: uma análise sob a ótica dos gestores. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2119. https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.38659