Propriedades das Projeções de Lucros: um estudo para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3810Palavras-chave:
Projeções de Lucros, Analistas, Acurácia, Viés, PrecisãoResumo
Coletando informações e analisando o desempenho corrente das empresas, os analistas do mercado de capitais realizam projeções de resultados contábeis. Com base em dados extraídos do sistema I/B/E/S, realiza-se uma abrangente pesquisa empírica das projeções dos analistas de empresa brasileiras. O período de estudo foi de janeiro 1995 a junho 2003. Características como acurácia, viés e precisão das projeções dos analistas são apreciadas e contextualizadas em diferentes situações. A pesquisa evidenciou que os analistas de empresas brasileiras foram otimistas em termos médios e tiveram um desempenho fraco no tocante à precisão e à acurácia. Os analistas são particularmente otimistas em relação àquelas empresas que apresentam resultados negativos. Adicionalmente, observou-se que à medida que aumenta o número de analistas que participam do consenso a acurácia aumenta. Quanto maior for a firma analisada, melhor será o desempenho dos analistas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-02-06
Como Citar
Martinez, A. L. (2010). Propriedades das Projeções de Lucros: um estudo para o Brasil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(3), 49–65. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3810
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.