A contribuição da Universidade Presbiteriana Mackenzie na formação do pensamento contábil brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3574Palavras-chave:
História da Contabilidade, Pesquisa em Contabilidade,Resumo
Esta pesquisa analisou a contribuição do Mackenzie na formação do pensamento contábil brasileiro desde o início do Século XX, com os cursos de comércio do Mackenzie College, até o início deste Século XXI com os Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e de Mestrado em Controladoria Empresarial do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Essa contribuição foi analisada tanto em relação ao número de discentes formados pela Instituição durante o horizonte temporal em questão, bem como em relação aos aspectos quantitativos e qualitativos da produção científica dos docentes desses Cursos. A metodologia utilizada foi a da pesquisa historiográfica clássica que visa resgatar os acontecimentos humanos ao longo do tempo objetivando entender as mudanças, contradições e tendências da realidade social, por meio da análise de documentos. Os resultados obtidos revelam que essa participação foi expressiva nas décadas de 1940 e 1950 e, após de um longo hiato, vem sendo retomada a partir do ano 2000, tendo tomado um impulso significativo com a implantação do Curso de Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial em 2007.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-02-06
Como Citar
Mendonça Neto, O. R. de, Antunes, M. T. P., Oyadomari, J. C. T., Cardoso, R. L., & Lima, P. M. de. (2010). A contribuição da Universidade Presbiteriana Mackenzie na formação do pensamento contábil brasileiro. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(3), 17–32. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3574
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.