INFLUÊNCIA DAS CONEXÕES POLÍTICAS NO CUSTO DE FINANCIAMENTO DA DÍVIDA DAS COMPANHIAS ABERTAS LISTADAS NA B3
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i3.35423Palavras-chave:
Conexões políticas. Custo de financiamento da dívida. Companhias abertasResumo
O estudo verificou a influência das conexões políticas no custo de financiamento da dívida de companhias abertas listadas na B3. Realizou-se pesquisa descritiva, quantitativa e documental, com consulta aos Formulários de Referência, banco de dados Economática, website do TSE e Asclaras. O custo da dívida foi analisado pela razão entre as despesas financeiras e o passivo oneroso. Para conexões políticas foram utilizadas três variáveis: (1) dummy para doações às campanhas eleitorais; (2) dummy para participação acionária direta ou indireta do governo na estrutura de propriedade das empresas; (3) dummy para doações às campanhas eleitorais ou participação acionária do governo. Os resultados indicaram que as médias do custo do endividamento eram estatisticamente inferiores, na maioria dos anos, somente no grupo de empresas que realizaram doações às campanhas eleitorais. A análise multivariada confirmou que as conexões políticas por meio de doações para campanhas eleitorais influenciavam para a redução do custo da dívida.
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