Perfil que Define um Professor Exemplar: Percepção de Alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35193Palavras-chave:
Professor exemplar. Ensino stricto sensu. Aprendizagem.Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar as características que os alunos da pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis, consideram pertinentes ao professor exemplar. O levantamento dos dados foi operacionalizado por meio de um questionário elaborado e divulgado de forma on-line. Utilizou-se um conjunto de fatores que delineiam o professor exemplar. São eles: (i) conhecimento, planejamento e didática; (ii) capacidade tecnológica; (iii) relacionamento com os discentes; (iv) atributos pessoais; (v) capacidade de motivação e seu (vi) nível de exigência. A amostra é composta por 132 discentes matriculados em 13 universidades e faculdades brasileiras. Para a análise dos dados, empregou-se a estatística descritiva e a técnica de análise fatorial. Os resultados da pesquisa indicam que o perfil de um professor exemplar pode ser definido como aquele profissional docente que exibe características ligadas ao relacionamento com os alunos, ao planejamento das aulas, ao conhecimento do assunto que está ensinando e à sua didática.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, C. M. S. Processo ensino-aprendizagem: características do professor eficaz. Millenium, v. 15, n. 39, p. 55-71, 2010.
ALEAMONI, L. M. Student Rating Myths Versus Research Facts From 1924 to 1998. Journal of Personnel Evaluation in Education, v. 13, n. 2, p. 153-166, 1999.
ALFRAIH, M. M.; ALANEZI, F. S. Accounting students’ perceptions of effective faculty attributes. Journal of International Education in Business, v. 9, n. 2, p. 123-142, 2016.
ANTONELLI, R. A.; COLAUTO, R. D.; CUNHA, J. V. Expectativa e satisfação dos alunos de ciências contábeis com relação às competências docentes. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 10, n. 1, p. 74-91, 2012.
BOZU, Z.; CANTO, P. J. El professorado universitario em la sociedadde lconocimiento: competências profesionales docentes. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, v. 2, n. 2, p. 87-97, 2009.
CATAPAN, A.; COLAUTO, R. D.; SILLAS, E. P. Percepção dos discentes sobre os docentes exemplares de contabilidade em IES públicas e privadas. RIC - Revista de Informação Contábil, v. 6, n. 2, p. 63-82, 2012.
CELERINO, S.; PEREIRA, W. Atributos e prática pedagógica do professor de Contabilidade que possui êxito no ambiente universitário: visão dos acadêmicos. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 170, p. 64-77, 2008.
COMENIUS, I. A. Didática Magna. Tradução Joaquim Fereira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. Disponível em: https://social.stoa.usp.br/articles/0016/1300/Didatica_Magna_-_COMENIUS.pdf. Acesso em: 09 fev. 2020.
CRUZ, A. P. C.; QUINTANA, A. C.; MACHADO, D. G.; CZARNESKI, F. R.; OLIVEIRA LUCAS, L. Quais atributos definem um bom professor? Percepção de alunos de cursos de ciências contábeis ofertados no Brasil e em Portugal. Revista Ambiente Contábil, v. 9, n.1, p. 163-184, 2017.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 3. ed. Campinas: Papirus, 1994.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
ENGEL, C. I.; VENDRUSCOLO, M. I.; BIANCHI, M. Formação Docente do Curso de Ciências Contábeis: um Estudo da Base Pedagógica nos Programas Stricto Sensu. In:CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS, n. 6, 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2015.
FÁVERO, L. P. L.; BELFIORE, P. P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Campus, 2009.
GASSNER, F. P. Percepções e preferências, em relação ao ensino dos estudantes de Ciências Contábeis das universidades federais do sul do Brasil. Dissertação de Mestrado em Contabilidade, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2010.
GRADVOHL, R. F.; LOPES, F. F. P.; COSTA, F. J. O perfil do bom professor de contabilidade: uma análise a partir da perspectiva de alunos de cursos de graduação. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, n. 9, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2009.
GUIMARÃES, J. C. Competências do professor universitário: a prática como itinerário para a aprendizagem ativa do aluno e para a formação continuada do docente. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 8, n. 2, p. 167-185, 2014.
HAIR, F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HEINICH, R.; MOLENDA, M.; RUSSELL, J. Instructional media and the new Technologies of instruction. 4 ed. New York: Macmillan, 1993.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio. São Paulo: Mediação, 2003. HORTON, S. Web teach in guide: a practical approach to creating course web sites. New Haven: Yale University Press, 2000.
KNIRK, F. G.; GUSTAFSON, K. L. Instructional technology: A systematic approach to education. New York: Holt Rinehart & Winston, 1986.
LAFFIN, M. O professor de contabilidade no contexto de novas exigências. Contabilidade Vista & Revista, v. 12, n. 1, p. 57-58, 2001.
LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004.
LUCKESI, C. C. Avaliação de aprendizagem escolar: estudos e proposições. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MAGALHÃES, Y. T.; PATRUS, R. Quem foi seu melhor professor no curso de Administração? Uma análise dos tipos de bons professores sob a ótica do aluno. In: Encontro da ANPAD, XXXVII, Rio de Janeiro, 2013. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2013.
MARION, J. C.; GARCIA, E.; CORDEIRO, M. Discussão sobre metodologias de ensino aplicáveis à contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, v. 10, n. 1, p. 28-33, 1999.
MARSH, H. W. Multidimensional Student ́s Evaluations of Teaching Effectiveness: A test of alternative higher-order structures. Journal of Educational Psychology, v. 83, n. 2, p. 285-296, 1991.
MASETTO, M. T. Competências pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MINGOTI, S. A. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
MIRANDA, G. J. Docência universitária: uma análise das disciplinas na área da formação pedagógica oferecidas pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade(REPeC), v. 4, n. 2, p. 81-98, 2010.
NEVES JR., I. J.; MOREIRA, S. A.; COSTA, L. B.; NUNES, M. L. S. As Características do Professor Exemplar Segundo os Discentes do Curso de Ciências Contábeis da UCB. Contabilometria, v. 2, n. 1, 2015.
NOGUEIRA, D. R.; NOVA, S. P. C. C.; CARVALHO, R. C. O. O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Enfoque: reflexão contábil, v. 31, n. 3, p. 37-52, 2012.
NOSSA, V. Formação do corpo docente dos cursos de graduação em contabilidade no Brasil: uma análise crítica. Caderno de Estudos, n. 21, p. 01-20, 1999.
PAN, D.; TAN, G. S. H.; RAGUPATHI, K.; BOOLUCK, K.; ROOP, R.; IP, Y. K. Profiling teacher/teaching using descriptors derived from qualitative feedback: Formative and summative applications. Research in Higher Education, n. 50, p. 73-100, 2009.
PÓVOA, M. Anatomia da internet: investigações estratégicas sobre o universo digital. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000.
RANGEL, M. Representação e reflexões sobre o bom professor. Petrópolis: Vozes, 1994.
REZENDE, J. L. Q.; SOUZA, A. A.; MIRANDA, G. J; LEAL, E. A. Competências didáticas dos professores de cursos de MBAs. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 9, n. 2, p. 05-18, 2015.
SILVA, A. B.; COSTA, F. D. Itinerários para o desenvolvimento da competência docente na pós-graduação stricto sensu em administração. Revista Economia Gestão, v. 14, n. 34, p. 30-57, 2014.
STEYN, C.; DAVIES, C.; SAMBO, A. Eliciting student feedback for course development: the application of a qualitative course evaluation tool among business research students. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 44, n. 1, p. 11-24, 2019.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000.
VIEIRA, C. C. N.; PADILHA, C. K.; DOMINGUES, M. J. C. S. Características esperadas do professor atuante nos cursos de administração e ciências contábeis. Revista da UNIFEBE, v. 1, n. 12, p. 125-138, 2013.
ZANELLA, L. Aprendizagem: uma introdução. Em J. La Rosa (Org.), Psicologia e Educação: o significado do aprender (p. 17-31). Porto Alegre: EdiPUCRS, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.