PERFIL QUE DEFINE UM PROFESSOR EXEMPLAR: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL

Autores

  • Leonardo Barbosa Amaral Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-6813-7909
  • Adriana Gonçalves de Resende Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laura Edith Taboada Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35193

Palavras-chave:

Professor exemplar. Ensino stricto sensu. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar as características que os alunos da pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis, consideram pertinentes ao professor exemplar. O levantamento dos dados foi operacionalizado por meio de um questionário elaborado e divulgado de forma on-line. Utilizou-se um conjunto de fatores que delineiam o professor exemplar. São eles: (i) conhecimento, planejamento e didática; (ii) capacidade tecnológica; (iii) relacionamento com os discentes; (iv) atributos pessoais; (v) capacidade de motivação e seu (vi) nível de exigência. A amostra é composta por 132 discentes matriculados em 13 universidades e faculdades brasileiras. Para a análise dos dados, empregou-se a estatística descritiva e a técnica de análise fatorial. Os resultados da pesquisa indicam que o perfil de um professor exemplar pode ser definido como aquele profissional docente que exibe características ligadas ao relacionamento com os alunos, ao planejamento das aulas, ao conhecimento do assunto que está ensinando e à sua didática.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Barbosa Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Controladoria e Contabilidade (UFMG), com especialização em Auditoria e Gestão de Riscos Corporativos (UNA) e graduação em Ciências Contábeis (UNA). Possui certificação em Forensic Accounting and Fraud Examination pela West Virginia University (EUA). Atua como contador, auditor e ocasionalmente como jornalista (21339/MG). Áreas de interesse: Auditoria, Contabilidade Forense, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Pública, Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Gestão de Riscos Corporativos e Teoria da Contabilidade.    

Adriana Gonçalves de Resende Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Controladoria e Contabilidade (UFMG), Bacharel em Ciências Contábeis (UFMG) e Especialista em Administração Pública pela Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.    

Laura Edith Taboada Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Contabilidade e Finanças e Mestre em Contabilidade Internacional pela Universidad de Zaragoza e Contadora pela Universidad Nacional del Litoral. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora e pesquisadora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Controladoria e Contabilidade - CEPCON da UFMG. É responsável por disciplinas da área de Contabilidade Financeira e Auditoria. Suas linhas de pesquisa tem se centralizado em Contabilidade Financeira, Análise de Informação Financeira e Auditoria. Publicou vários artigos em periódicos e em eventos científicos nacionais e internacionais. Foi editora científica da revista Contabilidade Vista & Revista em 2018 e 2019 e é revisora de várias revistas científicas. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFMG de 2012 a 2016.    

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Amaral, L. B., Gonçalves de Resende Freitas, A., & Taboada Pinheiro, L. E. (2020). PERFIL QUE DEFINE UM PROFESSOR EXEMPLAR: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 14(1), 34–56. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35193

Edição

Seção

Artigos