PERFIL QUE DEFINE UM PROFESSOR EXEMPLAR: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35193Palavras-chave:
Professor exemplar. Ensino stricto sensu. Aprendizagem.Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar as características que os alunos da pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis, consideram pertinentes ao professor exemplar. O levantamento dos dados foi operacionalizado por meio de um questionário elaborado e divulgado de forma on-line. Utilizou-se um conjunto de fatores que delineiam o professor exemplar. São eles: (i) conhecimento, planejamento e didática; (ii) capacidade tecnológica; (iii) relacionamento com os discentes; (iv) atributos pessoais; (v) capacidade de motivação e seu (vi) nível de exigência. A amostra é composta por 132 discentes matriculados em 13 universidades e faculdades brasileiras. Para a análise dos dados, empregou-se a estatística descritiva e a técnica de análise fatorial. Os resultados da pesquisa indicam que o perfil de um professor exemplar pode ser definido como aquele profissional docente que exibe características ligadas ao relacionamento com os alunos, ao planejamento das aulas, ao conhecimento do assunto que está ensinando e à sua didática.Downloads
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Publicado
2020-05-01
Como Citar
Amaral, L. B., Gonçalves de Resende Freitas, A., & Taboada Pinheiro, L. E. (2020). PERFIL QUE DEFINE UM PROFESSOR EXEMPLAR: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 14(1), 34–56. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35193
Edição
Seção
Artigos
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