EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC E ENADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE DO DESEMPENHO POR ESTADOS BRASILEIROS

Autores

  • Ernando Fagundes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP-UNIGRANRIO)
  • Larissa Weber Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP-UNIGRANRIO)
  • Gabriela Blum Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP-UNIGRANRIO)
  • Willian Boschetti Adamczyk Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP)
  • Maria Aparecida Maes Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.34926

Palavras-chave:

Exame de Suficiência. CFC. ENADE. Ciências Contábeis.

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar a correlação entre o desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e no Exame de Suficiência do CFC por estados brasileiros, identificando aspectos socioeconômicos que influenciam nesse desempenho. São utilizados dados do INEP, para calcular os desempenhos por estados no ENADE de Ciências Contábeis nos anos de 2012 e de 2015. Também são utilizados dados do Exame de Suficiência do CFC de quatro edições, ocorridas também nos anos de 2012 e de 2015. Identificou-se uma correlação moderada (0,46 a 0,63) entre os desempenhos nos exames, levando a concluir que o ENADE e o Exame de Suficiência do CFC estão positivamente correlacionados. Posteriormente, foram empregadas também variáveis socioeconômicas de renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) a fim de separar os efeitos de fatores socioeconômicos daqueles que decorrem dos atributos das Instituições de Ensino Superior (IES), mensurados pelo ENADE. Para tanto, utilizou-se então análise de regressão, que mostra que a qualidade da IES é influente para os resultados no Exame de Suficiência do CFC, tanto quanto as condições socioeconômicas do estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernando Fagundes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP-UNIGRANRIO)

Doutorando em Contabilidade (UFSC)

Mestre em Contabilidade (UFSC)

Larissa Weber, Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP-UNIGRANRIO)

Graduada em Ciências Contábeis

Gabriela Blum, Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP-UNIGRANRIO)

Graduada em Ciências Contábeis

Willian Boschetti Adamczyk, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP)

Doutorando em Economia (PUC-RS)

Mestre em Economia (PUC-RS)

Maria Aparecida Maes, Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP)

Mestranda em Avaliação (UFSC)

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Fagundes, E., Weber, L., Blum, G., Adamczyk, W. B., & Maes, M. A. (2020). EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC E ENADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE DO DESEMPENHO POR ESTADOS BRASILEIROS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 14(1), 20–33. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.34926

Edição

Seção

Artigos