Exame de Suficiência do CFC e Enade de Ciências Contábeis: Análise do Desempenho por Estados Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.34926Palavras-chave:
Exame de Suficiência. CFC. ENADE. Ciências Contábeis.Resumo
Este estudo tem por objetivo verificar a correlação entre o desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e no Exame de Suficiência do CFC por estados brasileiros, identificando aspectos socioeconômicos que influenciam nesse desempenho. São utilizados dados do INEP, para calcular os desempenhos por estados no ENADE de Ciências Contábeis nos anos de 2012 e de 2015. Também são utilizados dados do Exame de Suficiência do CFC de quatro edições, ocorridas também nos anos de 2012 e de 2015. Identificou-se uma correlação moderada (0,46 a 0,63) entre os desempenhos nos exames, levando a concluir que o ENADE e o Exame de Suficiência do CFC estão positivamente correlacionados. Posteriormente, foram empregadas também variáveis socioeconômicas de renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) a fim de separar os efeitos de fatores socioeconômicos daqueles que decorrem dos atributos das Instituições de Ensino Superior (IES), mensurados pelo ENADE. Para tanto, utilizou-se então análise de regressão, que mostra que a qualidade da IES é influente para os resultados no Exame de Suficiência do CFC, tanto quanto as condições socioeconômicas do estado.
Downloads
Referências
BREUSCH, Trevor S.; PAGAN, Adrian R. A simple test for heteroscedasticity and random coefficient variation. Econometrica: Journal of the Econometric Society, p. 1287-1294, 1979.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE [CFC]. Resolução CFC n. 1486/2015. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://ww1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_1486.doc. Acesso em: 10 de set. 2017.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE [CFC]. Relatórios Estatísticos do Exame de Suficiência. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://cfc.org.br/registro/exame-de-suficiencia/relatorios-estatisticos-do-exame-de-suficiencia/. Acesso em: 10 de set. 2017. CRUZ, Alair José et al. Desempenho dos Alunos no Enade de 2009: um estudo empírico a partir do conteúdo curricular dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 6, n. 2, p. 178-203, 2013.
FEIJOO, A. M. L. C. A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação. Rio de Janeiro: SciELO-Centro Edelstein, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org/id/yvnwq/pdf/feijoo-9788579820489.pdf. Acesso em: 19 out. 2017.
FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS [INEP]. Enade. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://inep.gov.br/enade. Acesso em: 12 de set. 2017.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS [INEP]. Sinaes. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://inep.gov.br/sinaes. Acesso em: 12 de set. 2017.
LEI N. 10861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 26 de out. 2017.
LEI N. 12249, de 11 de junho de 2010. Altera o Decreto-Lei no 9.295, de 27 de maio de 1946, dentre outras alterações. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 26 de out. 2017.
LEMOS, Karinne Custódio Silva; MIRANDA, Gilberto José. Alto e Baixo Desempenho no ENADE: que variáveis explicam?. Revista Ambiente Contábil, v. 7, n. 2, p. 101-118, 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [MEC]. Enade tem diretrizes definidas para cursos a serem avaliados. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/21397-enade-tem-diretrizes-definidas-para-cursos-a-serem-avaliados. Acesso em: 13 de set. 2017.
MOREIRA, J. O. C. (2009). Economia: notas introdutórias. São Paulo: Atlas.
PINHEIRO, F. M. G.; DIAS FILHO, J. M.; LIMA FILHO, R. N.; LOPES, L. M. S. O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 11, n. 1, 2013.
SANTANA, Ana Larissa Alencar; DE ARAÚJO, Adriana Maria Procopio. Aspectos do perfil do professor de Ciências Contábeis e seu reflexo no Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE)-um estudo nas universidades federais do Brasil. Contabilidade Vista & Revista, v. 22, n. 4, p. 73-112, 2011.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. Editora Companhia das Letras, 2018.
SHAPIRO, Samuel Sanford; WILK, Martin B. An analysis of variance test for normality (complete samples). Biometrika, v. 52, n. 3/4, p. 591-611, 1965.
SILVA, Vanessa Ramos; MIRANDA, Gilberto José; PEREIRA, Janser Moura. ENADE e Proposta Curricular do CFC: um estudo em cursos brasileiros de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 11, n. 3, p. 261-275, 2017.
SOUZA, Paulo Vitor Souza de; CRUZ, Uniran Lemos da; LYRIO, Eduardo Felicíssimo. A relação do exame de suficiência contábil com o desempenho discente e a qualidade dos cursos superiores em Ciências Contábeis do Brasil. Revista Ambiente Contábil, v. 9, n. 2, p. 179-199, 2017.
SOUZA, Paulo Vitor Souza; SARDEIRO, Luciana da Silva Moraes. A Relação entre o Exame de Suficiência Contábil o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e o Conceito Preliminar de Curso das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 14, n. 2, p. 100-123.
WELL, A. D.; Myers, J. L. Research design & statistical analysis. Psychology Press, 2003.
WOOLDRIDGE, J. M. Introdução à econometria: uma abordagem moderna. 2ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.