A Contabilidade no Processo de Gestão das APAES do Médio Vale do Itajaí
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3477Palavras-chave:
Terceiro setor, APAE, Contabilidade do terceiro setor.Resumo
O Terceiro Setor se caracteriza por padrões culturais próprios, diferenciados dos padrões que caracterizam empresas privadas com fins de lucro ou instituições públicas. Esses padrões culturais exercem forte interferência na forma de como são planejadas, modeladas e implementadas práticas de gestão. A contabilidade apresenta-se como um instrumento que contribui no processo de gestão das empresas em geral. Assim, o presente estudo tem por objetivo geral verificar se os administradores das APAEs do Médio Vale do Itajaí utilizam a contabilidade como instrumento no processo de gestão das mesmas.Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo survey, com uma abordagem quantitativa. A população são as 21 APAEs do Médio Vale do Itajaí e a amostra compreende 12 APAEs. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, com perguntas abertas e fechadas, cujos sujeitos sociais da pesquisa são os administradores dessas entidades. Concluiu-se de modo geral que as APAES do Médio Vale do Itajaí, por meio de seus administradores, conhecem e utilizam-se preferencialmente das informações de cunho financeiro, utilizando-se de maneira modesta as demonstrações contábeis no processo de gestão das mesmas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-02-06
Como Citar
Cunha, P. R. da, Beuren, I. M., & Corrêa, F. S. (2010). A Contabilidade no Processo de Gestão das APAES do Médio Vale do Itajaí. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(3), 5–16. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3477
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.