Aplicação do Método de Custeio ABC em uma Instituição Privada de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i2.3476Palavras-chave:
Educação infantil. Custeio ABC. Tomada de decisão.Resumo
As instituições privadas de educação infantil atendem a um mercado que está em franca expansão, devido à carência de serviços prestados pelos órgãos públicos. Por estarem inseridas em um mercado competitivo, necessitam de ferramentas que as auxiliem na tomada de decisão. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo a aplicação do método de custeio ABC, para o auxílio à tomada de decisões gerenciais em uma instituição privada de educação infantil. Trata-se de um estudo de caso, com objetivos exploratórios caracterizando-se quanto ao problema como uma pesquisa qualitativa com aspectos quantitativos. A análise e interpretação dos dados ocorreram de forma sistemática. Os dados numerários coletados e as respostas do questionário foram tabulados e copilados em uma planilha eletrônica de excel, para o processamento e análise de conteúdo, o que levou a demonstrações e resultados da real situação do estudo em questão, obtendo uma visão mais clara dos objetivos da pesquisa. Deste modo, este artigo se propõe a aplicar o método de custeio ABC na instituição pesquisada, tendo vista que a mesma, não possui sistema de custeio. Assim, o resultado da pesquisa auxilia a instituição na tomada de decisões, por gerar informações e visualização dos gastos por aluno e turmas sobre as atividades realizadas para a prestação dos serviços educacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-08-05
Como Citar
Cunha, P. R. da, Haussmann, D. C. S., & Grieshaber, C. L. (2009). Aplicação do Método de Custeio ABC em uma Instituição Privada de Educação Infantil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(2), 49–64. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i2.3476
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2009 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.