Aplicação do Custeio Baseado em Atividades em uma Pequena Propriedade Rural
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i2.3410Palavras-chave:
Custeio baseado em atividades. Direcionadores de custos. Pequena propriedade rural.Resumo
O artigo tem por objetivo descrever a aplicação de um sistema de gestão de custos baseado em atividades no âmbito de uma pequena propriedade rural. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso, com dados coletados através de visitas in loco, privilegiando a abordagem quantitativa. Os resultados apontam as etapas de aplicação do sistema de gestão de custos baseado em atividades, com destaque à identificação dos processos e atividades, levantamento dos recursos consumidos, identificação dos direcionadores de custos e de atividades e rastreamento dos recursos consumidos pelas atividades e estas pelos objetos de custeio. A análise indicou que a cultura com maior lucratividade foi o feijão, seguida pela soja e por último, com resultado negativo, o milho. Dentre as três culturas a soja é que teve menor custo de produção por hectare. As atividades que consumiram mais recursos nas três culturas foram o plantio e a colheita. Conclui-se, com base nos resultados encontrados, que a aplicação do custeio ABC em uma pequena propriedade rural, embora aqui restrita a um estudo de caso e, por isso, não se pode generalizar as conclusões, o modelo é viável enquanto sistema de gestão de custos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-08-05
Como Citar
Macohon, E. R., Beuren, I. M., Felema, J., & Kvasnei, M. (2009). Aplicação do Custeio Baseado em Atividades em uma Pequena Propriedade Rural. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(2), 21–35. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i2.3410
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2009 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.